Criada a Associação Brasileira dos Advogados de Clubes de Futebol

0
71

    

    O encontro realizado na sede da OAB/SC em Florianópolis na última sexta-feira (23) entrou para a história da advocacia desportiva brasileira com a criação da Associação Brasileira de Advogados de Clubes de Futebol (ABRAC-Futebol), que pretende unir clubes e advogados em prol da melhoria de procedimentos internos, além de lutar pela evolução da legislação, promover aproximação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atletas, órgãos de segurança e o governo.

    A fundação da entidade foi um dos temas do 1º Encontro Nacional de Advogados de Clube de Futebol, que reuniu profissionais do nordeste, do sudeste e do sul do país. “Este primeiro encontro foi um marco na história do direito desportivo e da união dos clubes de futebol do Brasil. Certamente, com a fundação da ABRAC, o futebol brasileiro só tem a ganhar”, avalia o advogado Roberto Pugliese Jr., gerente jurídico do Joinville Esporte Clube (JEC), que atuou como coordenador do evento. Os advogados Felipe Tobar, associado à Pugliese e Gomes Advocacia, e Leonardo Roesler também participaram da reunião representando o departamento jurídico do JEC.

    Para o advogado Sandro Barreto, assessor jurídico da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, os clubes são muito prejudicados em várias frentes e a troca de experiências que será promovida pela entidade pode mudar a situação. “Este é um momento histórico e acredito que a OAB pode ajudar no fortalecimento dos clubes no país, somando forças”, disse Tullo Cavallazzi Filho, presidente da seccional Santa Catarina da OAB/SC.

    O encontro abordou ainda temas como o Novo Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol; o projeto da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte; o direito de imagem, direito de arena e a Cláusula Compensatória Desportiva; e a estrutura e segurança dos estádios.

 

Diretoria eleita:

Presidente: Sandro Barreto, do Avaí Futebol Clube

Vice-presidente: Lucas Pedrozo, do Coritiba Football Club

Secretário: Roberto Pugliese Jr., do Joinville Esporte Clube

Diretor-financeiro: Jorge Petersen, do Grêmio de Futebol Portoalegrense

Diretora de Eventos: Tatiana Manzochi, do Paraná Clube

DEIXE UMA RESPOSTA