Responsabilidade Social

Fomento à Leitura
Em mais de uma dezena de unidades o jornalista Carlos Stegemann (que também é membro do Conselho do Pescar em Santa Catarina) aplicou a dinâmica ‘Fomento à Leitura’, demonstrando, de maneira divertida e prática, o quanto o hábito de ler tanto ensina quanto gera prazer. Turmas de empresas como a Sulcatarinense, Distlé e a Schaefer Yachts, além de instituições como o Deinfra e a Aemflo/CDL São José, já receberam os conceitos da importância da leitura.
Na Schaefer Yachts, nos últimos dois anos (2015 e 2016), Stegemann foi o paraninfo nas respectivas formaturas. O associado André Seben e colaboradores como Fabrício Umpierres, Juliana Germann – e convidados como a jornalista Alessandra Ogeda e o artista plástico Luciano Martins – igualmente colaboraram, compartilhando seus conhecimentos com os jovens do Pescar. A PalavraCom também foi parceria voluntária da Junior Achievement/SC.
Câmara Setorial do Livro e da Leitura
Santa Catarina ainda não dispõe de uma legislação que promova a leitura, de maneira sistemática e técnica, com previsão de receita e envolvendo a rede pública escolar estadual e integrada às políticas dos municípios. Legado do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, que realizou diversas edições do Festival da Leitura, a Câmara Setorial do Livro e da Leitura (CSLL/SC) reúne escritores, editores e livreiros, gráficos e leitores.
A transformação do Plano Estadual do Livro e da Leitura, uma construção coletiva que envolveu milhares de pessoas ao longo de dois anos de trabalho, é a prioridade desta articulação. O jornalista Carlos Stegemann representa a Associação Catarinense de Imprensa na CSLL/SC.