Elite do triathlon mundial disputa neste domingo (29) o Ironman Floripa

0
33

 

Os melhores triatletas do mundo estão na capital catarinense para a disputa do Ironman Florianópolis, neste domingo (29), em Jurerê Internacional. Considerada uma das mais belas etapas do calendário internacional, a prova é classificatória para o Mundial no Havaí, valendo pontos no ranking e com 150 mil dólares em premiação. Cerca de dois mil atletas de 36 países enfrentarão o desafio de 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, entre eles, o catarinense Felipe Manente, oitavo colocado em 2015.
 
“Por valer pontuação para o ranking mundial, o nível costuma ser muito alto e com certeza teremos disputas bastante acirradas, apesar das longas distâncias”, aponta Manente, destacando a boa expectativa para domingo. “Tenho grande experiência na prova, já que esta será a minha sexta participação no Ironman Floripa, e consegui alcançar a melhor forma física da minha vida. Portanto, espero obter um ótimo resultado”, garante o atleta da Hammerhead, empresa de produtos esportivos do ex-nadador Fernando Scherer.
 
Em 2015, o catarinense disputou o Ironman no País de Gales e em abril deste ano esteve na África do Sul, competição que serviu como preparação para o desafio em Florianópolis. “Aprendi com os erros da prova sul-africana, mudei algumas coisas no meu treinamento e terei a oportunidade de corrigi-los amanhã”, explica.
 
Amor pelo esporte
 
Manente começou a praticar o triathlon em 2003, quando ainda era estudante do Colégio Nossa Senhora da Conceição, no Roçado, por meio de um projeto social oferecido pela Federação de Triathlon de Santa Catarina. Ao ver pela primeira vez o Ironman teve certeza: um dia faria a prova. Dito e feito. Oito anos depois, em 2011, estava entre os competidores do Ironman Florianópolis. “Eu não terminei o percurso – uma lesão me tirou da disputa – mas desde então, ano após ano, o meu nome está na lista de participantes”, conta o atleta.
 
Aos 27 anos, ele se orgulha de figurar na elite do esporte. “É maravilhoso estar ao lado de ídolos como o inglês Tim Don, da brasileira Ariane Monticeli, ganhadora da prova no ano passado, além do catarinense Igor Amorelli, primeiro colocado em 2014. Eu me sinto um vencedor por ter alcançado os meus sonhos”, comemora.
 
Formado em educação física, o catarinense tem a própria assessoria esportiva, a Manente Performance Team, voltada para a orientação de atletas. “É muito difícil viver somente do esporte no Brasil. Com o trabalho desenvolvido na minha empresa, fornecemos planilhas semanais e individualizadas para o treinamento de cada pessoa e temos clientes em todo o país. Desta forma consigo unir o ofício à minha paixão pelo esporte”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA