Corrida de canoa a remo abre a safra da tainha na Capital

0
139

 

Para celebrar o início da safra da tainha a Prefeitura de Florianópolis realiza neste sábado (30) a Primeira Corrida Municipal de Canoa a Remo, cujo trajeto compreende o trecho entre a ponte Hercílio Luz e o trapiche da avenida Beira-mar Norte. Para as inscrições os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Pesca, Maricultura e Agricultura, na rua Tenente Silveira, 299, sobreloja, no Centro.

 

“A ideia é comemorar a tradição da pesca da tainha, patrimônio cultural de Florianópolis”, afirma Willian Nunes, secretário da pasta. Com isso, pescadores artesanais de várias localidades da Ilha, Continente e municípios vizinhos estão mobilizando seus pares para a disputa que acontece neste sábado (30), na Baía Norte.

 

Segundo Nunes, a competição pretende homenagear simbolicamente a ancestralidade, quando os próprios pescadores barqueiros faziam o transporte de seus pescados para comercialização no Mercado Público, ou daqueles que, fora da temporada, apoitados às margens das Baías Norte e Sul. Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica (Acatmar), é uma honra ajudar no evento. “Estaremos com apoio que inclui embarcações e motos aquáticas para a logística dentro da água”, explica.

Foto: Quinho Mibach

DEIXE UMA RESPOSTA