Fórum entrega Plano do Livro e da Leitura ao Governo do Estado

0
33

O auditório do Centro Integrado de Cultura ficou lotado para a cerimônia de entrega da minuta do projeto do Plano Catarinense do Livro e da Leitura ao secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello. O ato aconteceu no III Fórum do Livro e da Leitura, nesta sexta (29), em Florianópolis, e reuniu representantes da sociedade civil e dos poderes públicos. Salomão Ribas Júnior, presidente da Academia Catarinense de Letras, na ocasião representando o Fórum Estadual do Livro e da Leitura, falou sobre a importância da entrega. “É um dia marcante sob todos os aspectos, pois apresenta-se de forma organizada à sociedade uma proposta de Plano Estadual para o Livro e a Leitura, que pode auxiliar e estimular a produção literária e a difusão dos livros, despertando o interesse das pessoas pela leitura”, comentou.

De acordo com Mello, com o recebimento do plano, o próximo passo será reunir as equipes técnicas que trabalham na construção da política pública de cultura. “Iremos avaliar o documento e alinhar o trabalho. Da minha parte, não há chance do projeto ser engavetado”, garantiu o secretário.

A elaboração do Plano Catarinense do Livro e da Leitura começou há três anos e, desde então, mobilizou a sociedade civil – agentes e gestores públicos, privados e não governamentais – na busca por propostas para a democratização do acesso ao livro, a valorização da leitura e o fortalecimento dos segmentos literários. Segundo Maria Teresinha Debatin, secretária adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, a entrega do documento ao poder executivo representa um importante marco para a cadeia produtiva no Estado.

“Hoje é um dia extremamente importante para nós enquanto educadores, escritores, leitores e gestores da cultura. Tenho certeza que o secretário Mello ajudará a dar consistência ao plano e, se houver alteração, que seja feita no futuro, ou passaremos mais um ano redesenhando o documento”, argumentou Maria Teresinha.

O evento é uma realização do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, do Instituto Parati, com organização da Cidade Futura e apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa e Associação Catarinense de Bibliotecários e de outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA