Ação Cidadã do IFSC oferece orientação jurídica gratuita

0
60
Evento comemorou os 105 anos da instituição com serviços para a população de Florianópolis
 
Quando saiu de casa para ir ao trabalho, na manhã desta sexta-feira (12), o porteiro Ângelo José dos Santos não esperava encontrar uma solução para uma questão que o aflige: a pensão alimentícia dos filhos. Ele, que presta serviços no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), aproveitou um momento de folga para conversar com os advogados do projeto OAB Cidadã que participaram da Ação Cidadania em comemoração aos 105 anos do IFSC, em Florianópolis.
 
A emissão de documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho, a distribuição de mudas de plantas, atividades de lazer, espaços de saúde e beleza, atendimento com o Pró-Cidadão, além de orientação profissional e atendimento jurídico eram alguns dos serviços oferecidos gratuitamente neste dia de comemoração para o instituto. 
 
“Aqui, ouvimos os problemas das pessoas, orientamos, esclarecemos as dúvidas, falamos sobre seus direitos e damos o encaminhamento adequado, seja para a defensoria pública ou para os estandes do Procon ou da Previdência, que também estão no evento”, explica o advogado André Xavier, associado da Pugliese e Gomes Advocacia. O caso de uma senhora que recebeu o diagnóstico de câncer e queria auxílio para conseguir ter os medicamentos pagos pelo governo foi um dos primeiros atendidos por Xavier pela manhã. “Fazer o bem a quem precisa e ajudar a contribuir com a sociedade é parte da responsabilidade de quem conhece o direito e as leis. Poder fazer parte de um evento como este é muito gratificante”, avalia. 
 
Para o porteiro Ângelo José dos Santos, a dica foi procurar a defensoria pública e pedir uma revisão na pensão dos filhos. “Estou muito satisfeito com este serviço prestado. No meu caso foi ainda melhor porque não precisei me deslocar do trabalho, marcar e pagar consulta, pois os advogados vieram até aqui. Agora, vou seguir os direcionamentos do Dr. Xavier e tentar solucionar o problema”, explica. 

DEIXE UMA RESPOSTA