Projeto Limpeza dos Mares atinge a marca de 100 toneladas de resíduos recolhidos

0
143

Um triste número foi alcançado pelo projeto Limpeza dos Mares, da Associação Náutica (Acatmar), no último domingo (08), na etapa de Governador Celso Ramos, na praia de Palmas. Com 1,2 tonelada de resíduos recolhidos do fundo das águas, praia e costão, a iniciativa chegou a 100,2 toneladas nas 20 edições realizadas desde 2014. “É uma marca histórica, mas que prova que precisamos conscientizar ainda mais o público”, afirma Michele Castilho, diretora da entidade. Nesta edição, cerca de 200 pessoas entre mergulhadores voluntários e a comunidade, participaram do evento. “Temos feito muitas palestras em escolas, para incutir nos pequenos a necessidade do destino correto dos resíduos”, diz.

Durante a ação no mar a Polícia Militar Ambiental registrou a presença ilustre de uma baleia, que deixou os participantes esperançosos. “Interpretamos como um agradecimento”, conta Michele, dizendo que entre os resíduos foram encontrados mortos uma tartaruga com cerca de 50 anos de idade com uma corda enrolada no pescoço, outra mais jovem e um pinguim. “Além disso, muitas embalagens, restos de material de pesca e construção, lonas entre outros. O que mais impactou foi a porta de uma geladeira e um fogão”, surpreende-se.

O projeto Limpeza dos Mares envolve o voluntariado em torno de um tema que diz respeito a todos. “Como uma entidade náutica, queremos o desenvolvimento do setor, mas com sustentabilidade e conscientização. Agradecemos muito a participação de todos os voluntários que sempre são muito comprometidos com a limpeza seja ela fundo do mar, costões e praias” explica Michele. Para Celso Furtado, gerente de Marketing do patrocinador Fort Atacadista, esta parceria é um orgulho. “Contribuímos para uma causa muito nobre e importante para o futuro de todos. E em paralelo ao trabalho realizado de limpeza, existe a frente de conscientização nas escolas que vem de encontro para fazer com que se evite uma poluição maior. As próximas gerações têm que ser muito mais engajadas e atuantes nesta causa”, enfatiza.

O projeto Limpeza dos Mares é uma realização da ACATMAR, organizado pela empresa Acquanauta, com patrocínio do Fort Atacadista e apoio da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Educação de GCR, Escola do Meio ambiente de GCR , Corpo de Bombeiros Militar De SC, Capitania dos Portos de SC, ICMBio, Iate Clube Veleiros da Ilha, Plastkolor, Compahia da Praia, Paulista Balões e Programa Mundo Mar.

DEIXE UMA RESPOSTA