Ações em 22 cidades de SC marcarão o Dia Livre de Impostos

0
55

O peso dos impostos é uma das maiores reclamações do consumidor. No entanto, 74% das pessoas não sabem quanto eles representam nas compras, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil divulgada nesta semana. Para demonstrar o tamanho dessa fatia, serão desenvolvidas ações em pelo menos 22 cidades de Santa Catarina. A organização é das CDLs Jovem, com articulação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC).

O brasileiro trabalha, em média, 153 dias (equivalente a cinco meses) por ano apenas para o pagamento de impostos. O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.

Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto e está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população. No Dia Livre de Impostos os lojistas participantes comercializarão produtos aplicando desconto no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação. Os lojistas recolherão junto ao governo normalmente o imposto referente a esses produtos, embora não haja o repasse da cobrança ao consumidor nestas ações.

O líder lojista Walmor Jung, vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e CDL Jovem da FCDL/SC, lembra a importância das ações articuladas nesta data. “A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. Assim conscientizamos os consumidores quanto ao real impacto dos impostos em suas vidas e aumentamos seu poder de consumo por um dia”, reforça Jung.

DEIXE UMA RESPOSTA