​Brasileiro Master de Natação acontece até domingo (9) em Palhoça

0
186

A 59ª Edição do Campeonato Brasileiro de Masters de Natação reunirá até domingo (9) centenas de nadadores no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça. Promovido pela Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN), o evento congrega atletas de diferentes gerações, desde os pré-masters (dos 20 aos 24 anos) até os masters (acima de 25 anos).

Muitos competidores ainda estão em plena ascensão e disputam os campeonatos do circuito principal. É o caso de Eduardo Seeger Duarte, de 26 anos, integrante da Associação Tubaronense de Natação e que tem patrocínio da Hammerhead, marca de artigos esportivos do ex-nadador Fernando Scherer, duas vezes medalhista olímpico. “Eu participo dos dois circuitos e é uma sensação totalmente diferente. No master é possível nadar mais descontraído, sem tanta pressão pelo tempo”, explica Duarte, que tem mais de 20 conquistas em torneios sul-brasileiros e é recordista nos 400mts livre sênior.

Já na categoria master o nadador detém o recorde sul-americano dos 400mts e 1.500mts livre. Nesta 59ª edição ele já conquistou dois ouros, nos 100mts e 400mts livre, e disputará outras duas provas até domingo. “Já em campeonatos como o Finkel e Maria Lenk, dois tradicionais eventos do calendário da natação nacional, o que importa é a desempenho e os tempos”, compara o atleta, que treina até 50km por semana, de segunda a sábado, e compete os Jogos Abertos de Santa Catarina por Tubarão, com 37 medalhas no total.

Superação é a meta

Uma das principais equipes na competição é o Lira Tênis Clube, campeã brasileira e vencedora do troféu eficiência na última edição do circuito, realizada em novembro, na cidade de Uberlândia (MG). De acordo com o nadador Carlos Eduardo Ferrari Cardoso, mais de 30 pessoas integram o grupo master do Lira e a superação das próprias metas é o que vale nestes eventos.

“É muito gratificante poder voltar a treinar e a competir por prazer, pela busca da qualidade de vida, tendo a oportunidade de reviver os bons momentos com os amigos”, garante Cardoso.

DEIXE UMA RESPOSTA