Acatmar fará parte do júri nacional do Bandeira Azul

0
41

 

A Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar) teve reconhecimento internacional ao ser convidada a integrar o júri do programa Bandeira Azul no país, certificação mundial de preservação ambiental que no Brasil contempla quatro praias – Prainha (RJ), Praia do Tombo (SP), Praia de Palmas e Lagoa do Peri (ambas em SC) – e duas marinas, em Angra dos Reis (RJ) e no Guarujá (SP). O que motivou a escolha da entidade foram suas ações sustentáveis, principalmente os projetos Marina Legal, que assessorou marinas catarinenses em sua legalização, e Limpeza dos Mares – mutirões envolvendo embarcações e mergulhadores para retirar toneladas de lixo do fundo das águas do litoral de Santa Catarina. 
 
Segundo Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar, a Associação não busca somente o fomento das atividades náuticas, mas o cuidado da natureza e o desenvolvimento sustentável do setor. “Nosso conhecimento prático sobre marinas e todos os aspectos da economia do mar agora serão somados aos demais membros do júri”, avalia, feliz com o reconhecimento. “É uma honra participarmos de um programa tão criterioso e fundamentado”, explica. Para Álvaro Ornelas, diretor de Negócios da Acatmar, “o planejamento executado há dois anos pela Acatmar trouxe resultados consistentes e a economia do mar tem sido alavancada em todos os seus setores”.
 
A meta agora é a troca de experiências e know-how para ampliar a consciência de conservação de praias e as boas práticas das marinas e embarcações de turismo. De acordo com Leana Bernardi, coordenadora do Bandeira Azul, esta é apenas a primeira etapa da parceria. “Em breve outras ações pontuais serão realizadas em conjunto com a Acatmar, visando o aumento do número de locais certificados e gerando maior visibilidade destes locais no mercado turístico europeu, por exemplo”, afirma. A primeira ação da entidade junto ao programa será uma palestra no workshop anual do Bandeira Azul, em maio, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA