Faxinal do Soturno é o grande campeão do Bom de Bola 2014 em Caxias

0
132

Equipe de Taquari tentou até os últimos minutos, mas ficou com o vice-campeonato no Rio Grande do Sul

 

Uma disputa emocionante marcou a final estadual do Bom de Bola 2014 no Rio Grande do Sul, que teve como grande campeã a Escola Dom Antônio Reis, de Faxinal do Soturno, que venceu a Escola Barão do Ibicuí, de Taquari, por 3 a 2. O jogo ocorreu no estádio do Sesi, em Caxias do Sul, na tarde deste sábado (15).

Com uma equipe forte e zaga bem fechada, o time de Faxinal do Soturno abriu 2 a 0 no primeiro tempo. O adversário diminuiu na segunda etapa e faltando cerca de 10 minutos para o jogo acabar, conseguiu o empate. Quando a torcida já esperava pela prorrogação, a estrela do atacante Guilherme Ceolin, que havia feito os dois primeiros gols, brilhou e ele fez o terceiro para fechar o placar e garantir o título faltando cerca de dois minutos para terminar a partida.

Feliz com a conquista, a primeira da equipe no Bom de Bola, o técnico Jorge Humberto Ajalla Pellenz, ressalta a qualidade da equipe. “Nosso grupo não tem apenas um bom jogador. Todos são muito preparados e fizeram por merecer este título”, considera o professor.

Vice-campeã, a Escola Barão do Ibicuí, de Taquari, a equipe treina junto desde o ano passado e ajudou o colégio a ser campeão em diversas modalidades nos jogos escolares da cidade. “Estávamos preparados e tínhamos time para ser campeões. Eles são heróis e lutaram muito para chegar até aqui. Por isso só temos a agradecer aos pais, que sempre apoiaram e acompanharam o esforço destes jovens”, avalia a técnica Ilza Souza.

Luiz Carlos Fraga, coordenador geral do Bom de Bola, que realiza o projeto no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, comemora o sucesso de mais um evento. “Estamos felizes por trabalharmos a educação por meio do esporte e confiantes de que este projeto vai mudar a vida destes adolescentes, trazendo experiências engrandecedoras como atletas e mesmo para a vida. Estamos orgulhosos de termos transformado Caxias de Sul na capital do Bom de Bola”, acredita.

 

Parobé conquista tricampeonato no feminino

 

Em jogo também disputado a Escola Getúlio Dorneles Vargas, de Parobé, conquistou o tricampeonato do Bom de Bola ao vencer a Escola Centro de Educação Integrada, de Campo Bom, por 2 a 0.

Muito emocionado, Jéferson Michel, técnico da equipe fez um balanço do caminho do time até o tricampeonato. “Nossa escola está localizada em um bairro violento, é um bairro simples. Este projeto compete diretamente com o tráfico de drogas. Por este motivo trabalhamos muito mais do que ensinar futebol, levamos ensinamentos de vida para que essas meninas sigam bons caminhos”, desabafa o professor.

Segundo ele, a conquista de mais um título é uma prova de que a escola está no caminho certo, o que é muito gratificante e recompensador. “Quero fazer um agradecimento especial à secretaria de educação e à direção da escola, que nos dão toda a estrutura para fazer este trabalho”, esclarece.

Para Roger Becker, técnico da Escola Centro de Educação Integrada, de Campo Bom, que ficou com o vice-campeonato, as meninas são campeãs por terem superado lesões e o cansaço. “Elas se superaram e chegaram até a final e fizeram um belo jogo de final. As lágrimas de agora mostram o quanto elas queriam vencer e o quanto estão tristes por não terem conseguido”, diz.

 

Bom de Bola 20 anos

 

Em 2014, mais de 13 mil atletas e 200 professores participaram do Bom de Bola no Rio Grande do Sul. Foram 491 equipes masculinas e 231 times femininos representando 136 cidades gaúchas.

Neste ano, o Bom de Bola comemora 20 anos consolidado como um dos maiores projetos sociais esportivos do país. Muito mais do que uma competição escolar que revela talentos do futebol, o projeto promove o esporte amador, a cidadania e a cultura de paz, transformando o campeonato em experiências de educação em tempo livre e prevenção de situações de risco e violência na vida de meninos e meninas de 12 a 14 anos, alunos de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Hoje é o principal braço de responsabilidade social da Parati. “Nosso objetivo, além de revelar atletas, é fazer de cada Bom de Bola um embaixador da paz na sua escola e na sua cidade, dentro e fora de campo”, considera José Paulo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Parati e coordenador-geral do Bom de Bola.

 

Confira os campeões do Bom de Bola 2014

 

Feminino

1º lugar – E.E.E.F. Getulio Dornelles Vargas, de Parobé

2º lugar – E.M.E.F. Centro de Educ. Integrada, de Campo Bom

3º lugar – E.M.E.F. Construindo o Saber, de Capitão

4º lugar – E.M.E.F. Ruy Barbosa, de Panambi

 

Masculino

1º lugar – E.E.E.B. Dom Antonio Reis, de Faxinal do Soturno

2º lugar – E.E.E.M. Barão do Ibicuí, de Taquari

3º lugar – E.M.E.F. Centro de Educação Integrada,de Campo Bom

4º lugar – E.E.E.M. Luiz Gelain, de Nova Pádu

DEIXE UMA RESPOSTA