CDL de Florianópolis celebra o Outubro Rosa

0
47

Serão realizadas diversas ações ligadas ao universo feminino nas ruas mais movimentadas do Centro

Uma noite marcada pela emoção celebrou o lançamento da programação oficial do Outubro Rosa 2014, na CDL de Florianópolis. Realizado na capital desde 2009 pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), o movimento este ano tem como lema “Faça valer a Lei dos 60 dias” e traz como símbolo uma ampulheta. “A parceria da CDL com a AMUCC começou no ano passado e para nós é uma imensa honra fazer parte dessa realização tão importante para as mulheres e para toda a sociedade em geral”, comemorou Sara Camargo, presidente da CDL da capital. “Muita gente não sabe que existe a Lei no. 12.732/12, que determina o prazo máximo de 60 dias entre o diagnóstico e o tratamento pelo SUS. Portanto, queremos que as mulheres saibam que elas têm direito a rapidez no acesso ao diagnóstico, a qualidade em todas as etapas do diagnóstico, tratamento com qualidade e no tempo certo, além do acesso a tecnologia de ponta no tratamento do câncer metastático”, alertou Sara.

Um dos momentos mais aguardados da confraternização foi a apresentação das atividades da Semana Rosa pelo Núcleo da Mulher Empreendedora. De 06/10 a 11/10, serão realizadas diversas ações ligadas ao universo feminino nas ruas mais movimentadas do Centro e a meta é atingir cerca de 180 mil pessoas. “Teremos dias temáticos, como o Dia da Prevenção, do Estilo, do Bem-Estar, da Nutrição, da Beleza. Em todas as ocasiões os profissionais da AMUCC farão alertas sobre os cuidados no combate ao câncer de mama e riscos à saúde da mulher”, contou Sandra Leonardi, coordenadora do Núcleo. Outra atividade prevista será o Painel de Ideias, um bate papo com personalidades de diversas áreas, entre elas, a sexóloga Laura Muller. “O público terá a oportunidade de tirar dúvidas e receber informações de especialistas sobre os mais diversos assuntos”, complementou.

Em um discurso emocionado, a presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, explicou a importância das parcerias e ampliação do movimento para que cada vez mais mulheres tenham consciência dos seus direitos e possam de cuidar. “Em 2009, tivemos muitas dificuldades e achávamos que a iniciativa não iria durar. Mas, ao contrário, a cada ano o movimento se fortalece”, vibrou Leoni, que é portadora de câncer de mama metastático no pulmão. Durante o Outubro Rosa, mais de 170 agentes de saúde comunitários estarão no continente e na capital para levar a população informações sobre os exames, os direitos e a doença. O câncer do colo do útero pode ser descoberto facilmente no preventivo conhecido como Papanicolau. Por isso é essencial a sua realização periódica, pois, quando diagnosticado precocemente e tratado de maneira adequada, as chances de cura são de até 100%. “Infelizmente ainda estamos perdendo essa batalha e chegando tarde, quando mais de 50% dos diagnósticos já estão em estágio avançado. Esse é um grave problema de saúde pública e não podemos aceitar que as mulheres percam as suas vidas por falta de acesso a informação”, reforçou Leoni.

A jornalista Luiza Gutierrez, madrinha pelo segundo ano seguido do Outubro Rosa, falou do seu orgulho em fazer parte dessa causa e ressaltou a importância da adesão masculina. “Os homens sabem o quão fundamental é a realização desse movimento, pois dentro das suas casas eles podem ter uma mulher vítima da doença. Não importa o gênero! A nossa alma é rosa e a cada dia a nossa brigada cresce”, garantiu Luiza, que finalizou com um desafio: “Esse ano quero que a Grande Florianópolis tenha o maior laço rosa humano do mundo!!!”.

DEIXE UMA RESPOSTA