Ser voluntário me fez sentir especial

0
81

* Carolina Spricigo

Sempre tive vontade de fazer trabalho voluntário, mas nunca havia parado para procurar uma associação ou entidade que me inspirasse a reservar algumas horas dos meus tão corridos dias para dedicar a alguém. Até que no ano passado tive meu primeiro contato com a Junior Achievement, que me procurou e a muitos outros jornalistas e empresários para participar do Programa Empresário-Sombra Por Um Dia. Foi emocionante. 

Nesta terça-feira, fiz de novo. Assim como no ano passado, foi apaixonante ver os 31 rostinhos dos alunos da turma 73 do Colégio Municipal Maria Luíza de Mello, o Melão, no bairro Kobrasol, em São José, aplicados em cada uma das tarefas, interessados em aprender e curiosos para saber mais e mais sobre os conteúdos: especial destaque para as profissões. Assim como eu, eles estavam felizes.

Inexplicável a sensação de ouvir um “Professora, você volta amanhã para dar aula para nós?”, ou um “Seria legal se você viesse todas as manhãs de terça-feira, professora”. Não cabe no peito a alegria de ganhar um beijo no rosto, um obrigada, um abraço agradecido. 

Aqueles meninos e meninas são especiais. E eu espero ter conseguido passar a eles toda a felicidade que eu senti ao dedicar a minha manhã para estar ao lado deles e poder aconselhá-los sobre a importância de fazer uma poupança para os momentos de urgência, para escolherem  uma profissão que – sim – lhes dê dinheiro, mas que, acima de tudo, lhes dê satisfação e sensação de pertencimento ao mundo; que lhes deixe com a certeza de que fazem a diferença – assim como me sinto todos os dias. Aqueles meninos e meninas me fizeram sentir especial.

Sempre que tiver oportunidade, vou participar destes encontros. Mais do que ajudar alguém, vou enriquecer a mim e ao meu coração. 

Outras ações

Esta foi a primeira das ações de voluntariado da equipe da Palavracom em 2014. No próximo dia 29, os jornalistas André Seben e Carla Argolo aplicarão a metodologia “Vantagens de permanecer na escola”, também no Melão; e João Paulo Borges e Marcelo Santos falarão aos estudantes do Promenor, no Centro de Florianópolis, sobre o tema “Atitude pelo planeta” no dia 3 de junho.

* Jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA