OSB-SC e CGE reforçam parceria nas ações de controle dos gastos públicos e promoção da cidadania

0
133

Muitos objetivos comuns e a definição de que as instituições agirão em parceria em favor da transparência e do monitoramento dos gastos públicos – foi o saldo da visita da diretoria do Observatório Social do Brasil – Santa Catarina, à Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, na tarde de ontem (terça-feira, 16). “Precisamos da sociedade civil como aliada no controle das políticas e gastos públicos e participação do OSB-SC é bem-vinda e promissora”, considerou Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado.

Alexsandro Schu, presidente do OSB-SC, apresentou a instituição e assegurou que os 31 Observatórios locais e seus mais de 600 voluntários no estado são “fiscais para monitorar o volume e a qualidade dos gastos públicos”. Outra demanda tratada envolveu a definição de um canal na CGE-SC para atender ao Observatório Estadual, no esclarecimento de dúvidas e o acompanhamento de contratos. Socas e Luciana Pereira explicaram sobre mudanças técnicas neste processo, além de problemas com o reduzido quadro de servidores, mas reforçaram a disposição em colaborar, com a máxima transparência e agilidade.

O papel pedagógico do OSB-SC foi destacado no encontro, e o controlador Cristiano Socas propôs a participação do OSB-SC no projeto Estudantes de Atitude, previsto para iniciar no decorrer de 2021, para promover a cidadania entre alunos de escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O OSB-SC e a CGE-SC já mantêm ações em parceria, caso dos treinamentos oferecidos pela organização internacional Parceria para o Governo Aberto (OGP). Eles visam a construção de um plano estadual com ações de estímulo à transparência e à participação social nas políticas públicas. Santa Catarina é o primeiro Estado brasileiro a aderir à OGP e o OSB-SC endossou a iniciativa junto com o Grupo de Pesquisa Politeia da Udesc Esag.

Acompanhado dos vice-presidentes João Alfredo Campos Junior, Leonardo Costa e Carlos Stegemann, Schu também foi recebido por Marisa Zikan da Silva, Controladora -Adjunta; Luciana Bernieri Pereira, Ouvidora-Geral do Estado; Rodrigo Stigger Dutra, Auditor-Geral do Estado; Carolina Kichller da Silva, gerente de Promoção do Controle Social e Guilherme Kraus dos Santos, Assessor de Gabinete.

DEIXE UMA RESPOSTA