Prêmio ACIF de Jornalismo: Fotógrafo Flávio Fernandes fala sobre como captou a imagem vencedora

0
55

Sensibilidade e perseverança são virtudes imprescindíveis para um repórter-fotográfico, além do domínio da técnica. Flávio Fernandes, de 43 anos, fez uso destes predicados para captar a imagem vencedora do 9º Prêmio ACIF de Jornalismo, na categoria Fotojornalismo. Paulistano radicado em Santa Catarina desde 2002, com nove anos de experiência no jornal Notícias do Dia, no qual é o atual editor de fotografia, além de ‘pegar pauta’ diariamente. Sua foto resgata o trabalho de um manezinho em um engenho de farinha – equipamento secular e em extinção – no Alto do Ribeirão, no sul da Ilha de Santa Catarina.

Como foi o desafio de reunir qualidade estética e informação na mesma imagem?

Eu gosto muito da luz de janela, aquela luz suave e direcional. Quando entrei no engenho, no meio da tarde, o cenário já estava pronto, com as janelas abertas. Procurei o melhor ângulo, fiz algumas fotografias, mas faltava algo -e foi quando o senhor Jacob Heidenreich sorriu!

Qual foi a sensação de documentar esse histórico equipamento e seu personagem?

Foi a segunda vez que fotografei o processo de produção de farinha. Na primeira fiquei fascinado, sabia que terminaria todo branco, pois o legal é estar bem perto da ação. Mas também sabia que poderia sair com boas imagens dessa cobertura.

DEIXE UMA RESPOSTA