FCDL/SC: Recuo nos empregos ligado à política econômica

0
39

 

SC perdeu 7,6 mil postos de trabalho nos primeiros quatro meses do ano

 

O acumulado de vagas de emprego fechadas no comércio em Santa Catarina nos primeiros quatro meses de 2016 já chega a 7.658, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Para Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), os números mostram o cenário econômico alertado pelos empresários desde o ano passado.

 

O setor é o que apresenta o maior déficit no período e que repete a situação preocupante de 2015, quando foram fechados 9.515 postos. Na opinião de Tauffer o fechamento de vagas está relacionado diretamente à questão macroeconômica. “Vivenciamos uma realidade predatória, em que o governo aplica mal os tributos recolhidos, como os R$ 41,6 bilhões anuais gastos com funcionários comissionados e de confiança apresentados pelo Tribunal de Contas da União. Isto penaliza a classe empresarial que, sem saída, enxuga o quadro de colaboradores ou fecha a empresa”, critica o dirigente.

 

Pelos dados do CAGED Santa Catarina está em terceiro lugar no ranking acumulado até abril – atrás apenas do Rio Grande do Sul e Goiás. Blumenau é a primeira cidade no estado, com a criação de 2.788 postos de trabalho, seguida por Chapecó (1.004), Timbó (897) e Tubarão (784). Florianópolis é a cidade catarinense com a maior quantidade de vagas fechadas (3.896) no mesmo período, acompanhada por Balneário Camboriú (1.512) e Jaraguá do Sul (798).

DEIXE UMA RESPOSTA