Pesquisa Fecomércio e FCDL/SC: expectativa para o dia das mães

0
44

Segunda data comemorativa que mais aquece as vendas no comércio, atrás apenas do Natal, o dia das mães deste ano será de compras mais econômicas em Santa Catarina. O consumidor catarinense deve gastar, em média, R$159,89, o que representa recuo de 9,6% em relação ao ano anterior (R$ 176,86), de acordo com a pesquisa de intenção realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).

A expectativa está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, à queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 43% das famílias declararam estar em situação pior do que em 2015; enquanto 32,1% consideraram que permanecem no mesmo patamar e 24,8% afirmaram que estão melhor financeiramente.

Os empresários devem apostar em estratégias de vendas para minimizar os efeitos negativos da retração do mercado, segundo Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. “O dia das mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, especialmente o vestuário e o mercado de beleza. Mesmo afetado pelas incertezas econômicas, o catarinense não deixará de presentear a mãe, apenas deve mudar a faixa de preço. É uma boa oportunidade para os lojistas avaliarem a gestão do negócio, ajustando os custos à nova realidade e treinando bem as equipes para atrair clientes e manter o movimento nos seus estabelecimentos”, avalia.

Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os números não surpreendem, já que na Páscoa os resultados das vendas foram semelhantes nas lojas e supermercados (-10,2%). “Esta situação é clara pela insegurança política que contamina a economia do país. Porém os lojistas se prepararam, renovaram os estoques e estão focados em obter o quadro mais favorável possível”, afirma.

Perfil do consumidor

A procura pelo melhor preço foi apontada pela maioria dos entrevistados (36%), seguida pelas promoções (30%) e pelo atendimento (17%). Parte significativa dos catarinenses (72,4%) deve realizar pesquisa de preço para economizar. O destino mais procurado para as compras deve ser o comércio de rua (70,7%) e em menor escala os shoppings centers (19,9%).

Vestuário (41,5%), perfumes/cosméticos (14,6%) e calçados/bolsas (11,8%) lideram a lista de artigos mais procurados. O setor de gastronomia também é favorecido: 17,6% dos entrevistados afirmaram que devem sair para almoçar ou jantar em restaurantes.

A maioria dos consumidores pretende pagar em dinheiro (64,7%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (14,1%) e pela compra à vista no cartão (8,1%). Este resultado sinaliza que os catarinenses estão pouco dispostos a endividar-se, embora as pesquisas de resultado de vendas apontem que na hora da compra este recurso aumenta consideravelmente.

Clique aqui e acesse o relatório completo

DEIXE UMA RESPOSTA