Assembleia Legislativa de SC homenageia Instituto Parati

0
46

 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoverá uma sessão especial em homenagem ao Instituto Parati, braço de responsabilidade social da indústria sediada em São Lourenço do Oeste, na próxima segunda (8), às 19h, no Plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis. A iniciativa do deputado Valdir Cobalchini (PMDB) é um reconhecimento aos projetos Bom de Bola e Bom de Ler promovidos pela entidade. “É gratificante ver a consolidação de um trabalho realizado há duas décadas e que tem como objetivo o desenvolvimento humano, democrático e integral de crianças e jovens por meio do esporte e da leitura”, comenta José Paulo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Parati.

 

Realizado desde 1995, o projeto Bom de Bola é um campeonato escolar de futebol para alunos de 12 a 14 anos matriculados nas escolas públicas ou particulares e que acontece nos três estados do Sul. “As atividades promovem o espírito de equipe e respeito mútuo entre os participantes, sem deixar a competição se transformar em inimizade”, explica Teixeira.

 

Já o Bom de Ler foi criado para incentivar nas crianças e jovens a força da leitura, da poesia e da filosofia. “O projeto desperta o interesse por livros e conteúdos educacionais e artísticos, possibilitando a descoberta de autores e artistas brasileiros”, conta o diretor-executivo.

 

No fim de maio, o Instituto Parati promoveu o Festival e o Fórum da Leitura da Florianópolis, com a presença de importantes nomes da literatura nacional, entre eles, o escritor e jornalista Zuenir Ventura. No Fórum aconteceu a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura para Filipe Mello, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte. “Foi um marco, pois representou a contribuição da sociedade civil ao Governo para que Santa Catarina tenha um plano e uma política de Estado para o livro e a leitura, com legislação atualizada e metas definidas, após ampla consulta pública”, finaliza Teixeira.

DEIXE UMA RESPOSTA