Oeste receberá verba do BNDES

0
30
 
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizará a partir desta segunda-feira (18), um aporte extra de R$ 200 milhões para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Atendendo à solicitação da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), o orçamento poderá ser destinado para a reconstrução das áreas atingidas pelo tornado no mês passado em Xanxerê e cidades vizinhas.
 
“Nosso trabalho maior foi movimentar a classe política para que houvesse recursos disponíveis no programa emergencial de recuperação, do BNDES, e que pudesse ajudar essas pessoas que de uma hora para outra viram suas casas e comércios indo para os ares”, explica Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. 
 
Para Sérgio Medeiros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae SC, que também participou da mobilização, o trabalho só está começando. “Nossa equipe técnica atuará junto aos comerciantes, orientando as mais de 300 empresas para que consigam se recompor e melhorar a situação em que se encontram com maior agilidade”, diz ele.
 
A verba está inserida no Programa BNDES Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (BNDES PER), que tem como objetivo apoiar a retomada da atividade econômica em municípios afetados por desastres naturais. As condições de crédito, bem mais competitivas do que as demais no país, foram determinantes para a escolha do financiamento. Os juros, por exemplo, giram em torno de pouco mais de 0,5% ao mês. “São questões importantíssimas, especialmente em momentos difíceis como o que estes lojistas estão passando”, ressalta Tauffer. 
 
Para solicitar orçamento
 
As cidades que precisarem solicitar o financiamento devem enviar os pedidos ao banco nacional até o dia 31 de dezembro deste ano. Poderão se beneficiar empresas, cooperativas e produtores rurais, desde que atendam a alguns requisitos exigidos por lei. As condições de financiamento, como taxas de juros e prazos, assim como as garantias serão consultadas previamente. 

DEIXE UMA RESPOSTA