Plano Catarinense do Livro e da Leitura será entregue dia 29

0
38

 

A terceira edição do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, em Florianópolis, marcará a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura para o representante do Poder Executivo estadual, em cerimônia que acontecerá no próximo dia 29, a partir das 8h30, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A apresentação será feita pelo presidente da Academia Catarinense de Letras, Salomão Ribas Júnior que, no ato, representará o Fórum Catarinense do Livro e da Leitura.

 

A entrega significa a contribuição da sociedade civil ao Governo para que Santa Catarina tenha um plano e uma política de Estado para o livro e a leitura, com legislação atualizada e metas definidas, após ampla consulta pública”, explica José Paulo Teixeira, coordenador do fórum.

 

A elaboração do documento começou em 2012 e, desde então, mobilizou milhares de agentes e gestores públicos, privados e não governamentais. Além das três edições na Capital, Criciúma sediou o I Fórum Leitura Região Sul (23/09/2014) e Chapecó o I Fórum Leitura Região Oeste (10/03/2015). Nos encontros foram debatidas propostas para democratização do acesso ao livro, a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas.

 

Campanha ‘Por um país de leitores’

 

Na programação está previsto o lançamento da campanha ‘Por um país de leitores’, com a participação de José Castilho Marques Neto (MinC), Juana Nunes Pereira (MinC), Rodolfo Pinto da Luz (secretário de Educação de Florianópolis), Salomão Ribas Júnior (Academia Catarinense de Letras) e José Paulo Teixeira (coordenador da campanha).

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://forumleitura.org.br/iii-forum-catarinense-do-livro-e-da-leitura/.

 

O evento é uma realização do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, do Instituto Parati, com organização da Cidade Futura e apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Academia Catarinense de Letras, Associação Catarinense de Imprensa e Associação Catarinense de Bibliotecários e de outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h30 – MESA DE ABERTURA

Entrega das propostas do Plano Catarinense do Livro e da Leitura.

 

9h – PALAVRA E MÚSICA – Participação especial de José Miguel Wisnik.

 

10h – CONFERÊNCIA – QUE PAÍS É ESSE?

Uma leitura atualizada do Brasil. Ou: O que a leitura tem a ver com isso?

Com: Affonso Romano de Sant’Anna (poeta e escritor brasileiro).

 

11h30 – COMPOSIÇÃO DA CAMARA SETORIAL DO LIVRO E DA LEITURA CATARINENSE

Coordenação de Carlos Stegemann.

 

14h – APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO E DO PLANO DE LEITURA SC

Coordenação de José Paulo Speck Pereira.

 

15h – CAMPANHA POR UM PAÍS DE LEITORES

BRASIL 22: A LEITURA É A BASE DA EDUCAÇÃO. A FORMAÇÃO É A BASE DO BRASIL.

Convidados: José Castilho Marques Neto (MinC), Zoara Failla (Instituto Pró-Livro), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (Prefeitura Municipal de Florianópolis), Salomão Ribas Júnior (Academia Catarinense de Letras) e José Paulo Teixeira (Instituto Parati).

 

15h30 – LEITURA DA CARTA

Leitura da Carta de Florianópolis e Cidades Catarinenses mobilizadas pelo Livro e a Leitura.

 

16h – APRESENTAÇÃO MUSICAL

Com o músico e compositor Rennã Fedrigo com a participação de artistas do Projeto Bom de Ler, faz uma viagem pela música brasileira.

 

18h – ENCERRAMENTO

DEIXE UMA RESPOSTA