Seguro para proteção da atividade profissional é tema do Happy Hour da AsBEA/SC

0
53

Evento teve palestra do corretor Rodrigo Gesswein, de Porto Alegre

A contratação de seguro para proteger a atividade profissional é uma nova modalidade à disposição de arquitetos e escritórios de arquitetura aqui no país. O assunto foi tema do Happy Hour da AsBEA/SC realizado na última terça-feira, 28 de outubro, no ambiente sofisticado e agradável da importadora de vinhos Carvalho Francês, na SC-401, em Florianópolis.

Convidado para o bate-papo com os associados, o administrador e corretor Rodrigo Gesswein, sócio da RC Pro Corretora de Seguros, de Porto Alegre, especialista em seguros para empresas de arquitetura e engenharia, considera que o consumidor está cada vez mais exigente e que os profissionais precisam começar a pensar no assunto como um instrumento de proteção.

Segundo ele, a contratação de apólices de seguro deve ser encarada como uma política da empresa. “Assim como as pessoas fazem seguros de bens como casa e carro, há agora a possibilidade de segurar a atividade profissional para garantir os serviços prestados. Infelizmente somos humanos e passíveis de erros”, explica Gesswein, considerando que o brasileiro não tem a cultura de utilização deste tipo de serviço.

Modalidades à disposição

A apólice geral do seguro de responsabilidade civil profissional protege todos os projetos, obras e serviços realizados pelo segurado dentro do período de vigência. Desta maneira todos os serviços elaborados, gerenciados, supervisionados ou executados estarão automaticamente protegidos.

No caso de contratação de apólice específica, ela protege única e exclusivamente determinado contrato de projeto, obra ou serviço. “Esta forma de contratação é muito utilizada para atendimento a exigências contratuais. Nesta modalidade é possível contratar apólices com vigência de até 60 meses”, avalia o corretor.

O valor do seguro depende de variáveis como a atividade a ser realizada, a importância em dinheiro assegurada e o faturamento da empresa contratante, mas, de maneira geral, tem o custo entre 2% e 3% do valor do projeto.

Tema aprovado pelos associados

Arquiteto da EA+ Studio, Ronaldo Martins aprovou a escolha do tema. “Não é algo que se pratica no Brasil, mas é uma tendência em todo o mundo. É algo importante, que dá suporte e segurança ao arquiteto. Nosso escritório já vem procurando empresas que prestam este tipo de serviço e esta palestra só vem reforçar esta necessidade”, considera.

Para Inara Rodrigues, da Salutare Arquitetura, a contratação de apólices de seguro para os trabalhos realizados no escritório é algo fundamental e que deve ser pensado a partir de agora. “Os clientes estão cada vez mais informados sobre normas e leis e mais exigentes. A tendência é que isso piore. Gostei que a seguradora pode fornecer laudos que podem ajudar em processos legais”, avalia ela, que considera os encontros mensais superinteressantes para confraternização e trocas de ideias entre escritórios e profissionais. 

DEIXE UMA RESPOSTA