Campeões fazem a festa nas finais do Bom de Bola em Paranaguá

0
187

Depois de cinco dias de disputas e mais de cem jogos na fase final, foram conhecidos neste domingo (23), em Paranaguá, os campeões dos Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná 2014. No Masculino B (12 a 14) o título ficou com a Escola Estadual João da R. Chueiri, de Ribeirão Claro. No Masculino A (15 a 17), o campeão foi o Colégio Estadual Lourdes A. Melo, de Itaguajé. No Feminino B, o Colégio Estadual Tsuru Orguido, de Londrina, comemorou o primeiro lugar. No Feminino A, o troféu ficou com o Colégio Opet Rebouças, de Curitiba.

O Bom de Bola chega ao final coroado de êxito na opinião dos organizadores. Luiz Carlos Fraga, coordenador do Bom de Bola pela Parati Alimentos, enalteceu os 20 anos de investimento da Parati no projeto. “A grande avaliação final é que estamos valorizando o capital humano, valorizando a formação educacional e promovendo a integração entre os atletas. Fora isso, Paranaguá está de parabéns pela recepção que deu a todos os envolvidos nos jogos”.

Para Marcia Regina Tomadon, coordenadora geral dos Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná, pela Secretaria Estadual de Esportes, o evento foi um sucesso em todos os sentidos. “Na parte técnica, disciplinar, de estrutura, de locais de competição, arbitragem, enfim, vários fatores contribuíram para a realização deste grande evento”.

Os Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná começaram a ser realizados no início do ano com as fases municipais. Depois vieram as regionais em agosto e as macrorregionais em outubro, até chegar às finais, 22 e 23 de novembro, em Paranaguá. A partir das regionais foram mais de 20 mil atletas participando. Os Jogos Escolares Bom de Bola do Paraná são uma realização do Governo do Estado por meio de ações integradas entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação, da prefeitura de Paranaguá, e o patrocínio máster da Parati.

Ribeirão Claro

Houve muito equilíbrio em todas as partidas das finais. No estádio Gigante do Itiberê, no Masculino B, a Escola Estadual João da R. Chueiri, de Ribeirão Claro, venceu o Colégio Milenium, de São José dos Pinhais, por 1 a 0. O time de Ribeirão Claro começou mais incisivo no ataque, mas a partir da metade do primeiro tempo São José dos Pinhais equilibrou. No segundo tempo, São José começou melhor, mas Ribeirão Claro chegou ao gol da vitória com o atacante Pedro Henrique. “Fui muito feliz em estar deslocado pela esquerda e ter calma para driblar e fazer o gol”, disse, completando que se espelha em Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

O técnico Carlos Luis Pinheiro da Silva destacou que a vitória coroa um trabalho muito sério. “Foi o primeiro título importante que ganhamos. Por isso, foi como se tivéssemos ganho a Copa do Mundo. E estamos contentes também porque muitos meninos estão sendo monitorados por grandes clubes do futebol brasileiro”.

Curitiba

O jogo entre o CE Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste, e o Colégio Opet Rebouças, de Curitiba, no Feminino A, confrontou duas equipes com históricos de conquistas. Ouro Verde lutava pelo bicampeonato no Bom de Bola, enquanto o Opet Rebouças já tinha conquistado o título de campeão brasileiro Sub-15.

A partida até começou equilibrada, mas o Opet Rebouças fez valer a maior experiência para ter mais posse de bola e buscar o gol. Em um dos ataques, a lateral Luana de Oliveira mostrou muita categoria para encobrir a goleira e fazer o gol do título. Segundo ela, foi uma jogada já esperada. “A técnica tinha pedido para eu ficar mais perto do ataque que iria sobrar uma bola para mim. Tive muita felicidade para bater bem colocado e fazer o gol. É muita felicidade”, disse Luana.

A técnica Noeli dos Reis atribuiu o título a maior experiência de sua equipe. “Já jogamos e treinamos juntos há quatro anos. Foi uma partida difícil, pois Ouro Verde tem um bom conjunto, mas estávamos muito confiantes na vitória”.

Itaguajé

Em uma das finais mais esperadas no Masculino A, o Colégio Estadual Lourdes A. Melo, de Itaguajé, venceu o Colégio Estadual Heber S. Vargas, de Londrina, na cobrança de penalidades por 4 a 2, depois de 0 a 0 no tempo normal. A partida foi muito equilibrada e muito movimentada, mas as defesas se sobressaíram e evitaram gols. O técnico Agnaldo Vicente disse que foi um dos confrontos mais difíceis da competição. “Já enfrentamos este time do Londrina duas vezes em outras competições e tínhamos perdido as duas nos pênaltis. Agora foi a nossa vez de sair com a vitória”

Londrina

No Estádio da Estradinha, no Feminino B o Colégio Estadual Tsuru Orguido, de Londrina, foi bicampeão ao derrotar por 4 a 3 nas penalidades, o Colégio Estadual São Cristóvão, de União da Vitória. No tempo normal foi 1 a 1. Para o técnico Johnny Gonçalves, a conquista merece ser muito comemorada. “Fomos os únicos bicampeões desta edição. Não é fácil porque há muitas equipes boas. Nossas meninas estão de parabéns”.

 

Veja os resultados das finais:

Masculino B
EE João da R. Chueiri (Ribeirão Claro) 1 x 0 Colégio Milenium (São José dos Pinhais)

Masculino A
CE Lourdes A. Melo (Itaguajé) 0 x 0 CE Dr. Heber S. Vargas (Londrina) (4 a 2 – pênaltis) 

Feminino A
CE Ouro Verde (Ouro Verde do Oeste) 0 x 1 Colégio Opet Rebouças (Curitiba)

Feminino B
CEl Tsuru Orguido (Londrina) 1 x 1 CE São Cristóvão (União da Vitória) – (4 a 3 – pênaltis)

DEIXE UMA RESPOSTA