Plano Estadual do Livro e da Leitura será debatido em Criciúma

0
48

 

Expoentes da literatura nacional participam do I Fórum do Livro e da Leitura da Região Sul

 

Cristóvão Tezza e Manuel da Costa Pinto estão confirmados para o I Fórum Leitura Região Sul, iniciativa do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura (FCLL), no próximo dia 23 (terça-feira), em Criciúma, quando serão debatidas as políticas públicas para promover o acesso e a qualificação das bibliotecas, o estímulo à literatura e o cenário da produção editorial catarinense. A proposta é avançar na elaboração da minuta do Plano Estadual do Livro e da Leitura para Santa Catarina, a ser encaminhado ao Executivo no próximo ano, para posterior análise e votação pela Assembleia Legislativa. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Criciúma e Secretaria Municipal de Educação.

 

“É uma oportunidade singular para reunir escritores, editores, bibliotecários e outros profissionais do meio, no esforço de assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas editoriais”, explica o filósofo e escritor José Paulo Teixeira, coordenador do Fórum. “A cadeia produtiva do livro é ampla e o potencial de crescimento envolve agentes de muitas áreas privadas e públicas. Queremos multiplicar os bons exemplos e incorporar novos parceiros”, observou José Paulo Teixeira.

 

Os dois convidados abordarão o tema do evento, em paralelo com a experiência em produção literária. Catarinense de Lages, Tezza é cronista do jornal Gazeta do Povo (Curitiba), autor de ‘O filho eterno’ (2007), pelo qual recebeu os mais importantes e recentes prêmios literários – Jabuti, Portugal-Telecom, APCA, São Paulo Literatura e Zaffari-Bourbon. Seu romance foi publicado em 13 países. Manuel da Costa Pinto, que mediará a conferência de Tezza, é crítico literário, jornalista e atual curador do projeto Bom de Ler.

 

O encontro também terá a presença do jornalista e escritor Carlos Stegemann, autor de ‘A Ponte Sumiu!’ (infantojuvenil) e coordenador do Núcleo de Escritores da Associação Catarinense de Imprensa, que comandará o painel ‘A construção do Fórum Leitura em Criciúma e cidades da região: experiências e iniciativas dos sócios e parceiros’.

 

As inscrições para o I Fórum Leitura Região Sul  podem ser feitas gratuitamente pelo site www.forumleitura.org.br

 

Programação

 

8h30 – Mesa de abertura com convidados:

– Amilcar Neves –  escritor, e membro do Conselho Estadual de Cultura.

– Rose Reynaud – Secretária de Educação de Criciúma.

– Rosangela Casagrande – Secretária de Educação de Araranguá.

– Daniel Freitas – Presidente da Fundação de Cultura de Criciúma

 

9h – A Leitura como Tarefa de Vida:

– José Paulo Teixeira – escritor, autor de Escritos da espera, Travesseiro de sonhos, Uma Utopia de Leitura, entre outros. Coordenador do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura e idealizador do Projeto Bom de Ler – Cidade Futura e Instituto Parati.

 

10h – Conferência

– Cristóvão Tezza – escritor, autor de O filho eterno e  Um operário em férias. Em 2012, publicou O espírito da prosa, sua autobiografia literária. E acaba de lançar o romance O professor, que apresenta neste Fórum de Leitura.

– Mediação de Manuel da Costa Pinto – crítico literário e jornalista. Autor de Literatura Brasileira Hoje, entre outros. Foi curador da participação brasileira na Feira de Frankfurt, Alemanha. Trabalho no programa Metrópolis, da TV Cultura. É o atual curador do projeto Bom de Ler.

 

14h – A construção do Fórum Leitura em Criciúma e cidades da região: experiências e iniciativas dos sócios e parceiros.

– Coordenação de Carlos Stegemann – jornalista e escritor. Autor de A ponte sumiu!, entre outros.

 

15h – Encaminhamentos para o Plano Estadual do Livro e da Leitura.

– Coordenação de José Paulo Speck Pereira – bibliotecário, secretário-executivo do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura e da coordenação do Plano Estadual do Livro e da Leitura.

 

16h30 – Assinaturas do Protocolo de Leitura e anúncio da Coordenação Sul do Fórum Leitura SC

– Prefeituras, projetos, bibliotecas e instituições ligadas ao Livro e a Leitura.

 

17h – Leitura da Carta “Construção da plataforma do livro e da leitura: por uma política estadual e municipal do livro e da leitura em Santa Catarina e cidades catarinenses”.

 

SERVIÇO

Data: 23 de setembro de 2014.

Local: Teatro Elias Angeloni, Avenida Santos Dumont, s/n, Paço Municipal, bairro São Luiz.

Criciúma – SC

Informações para contato:

Secretaria de Educação de Criciúma: (48) 3431 – 0100 (Ivânia)

Secretaria de educação de Araranguá: (48) 9621 – 8393 (Teresinha)

Fundação Cultural de Criciúma – Solange

Site: www.forumleitura.org.br

Facebook: facebook.com/forumdolivroedaleitura

E-mail: forumleitura@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA