FCDL/SC apresenta principais demandas estaduais a secretários, deputados e técnicos

0
53

A partir do início deste ano a Federação das CDLs de Santa Catarina liderou as reuniões das CDLs de 11 regiões metropolitanas do estado, nas quais foram definidas as principais e mais urgentes demandas de cada território. Os problemas com estradas e saúde predominaram, mas ainda persistem os prejuízos do varejo com as chamadas feirinhas do Brás. Em Pescaria Brava, no sul-catarinense, há três semanas, 70% das mercadorias apreendidas eram falsificadas. Os camelódromos também preocupam: “Não é possível que um produto eletroeletrônico chegue ao mercado por um terço do preço da loja”, observou Nilso Berlanda, empresário e deputado estadual (PR). A FCDL/SC reuniu nesta quarta (7) deputados estaduais e secretários de estado, a direção do Sebrae e membros do primeiro escalão das áreas da Fazenda, Corpo de Bombeiros, Combate à Pirataria e Propriedade Intelectual e Procon, para encaminhar as principais reivindicações dos encontros.

“Conseguimos mostrar a necessidade urgente de investimentos públicos e privados em infraestrutura para acelerar a economia destas regiões e com isso beneficiar o varejo”, considerou Ivan Tauffer, presidente da Federação. “O mais importante: obtivemos o compromisso de parlamentares, secretários e técnicos para solucionar estas questões”, acrescentou. “Várias demandas já foram resolvidas ou estão próximas disso”.

Luiz Fernando Vampiro, secretário da Infraestrutura, informou que a prioridade é a recuperação das rodovias. “Há muitas estradas em más condições por falta de manutenção ou porque foram mal feitas”, lamentou. Leonel Pavan, titular da secretaria de Turismo, destacou seu esforço na consolidação dos roteiros turísticos e o respectivo potencial de retorno. “As possibilidades no interior são ainda maiores do que no litoral”, reforçou.

Uma das melhores notícias, no entanto, veio do Corpo de Bombeiros, que há poucas semanas começou a liberar atestados de funcionamento a partir de autodeclarações. À exceção de empresas como postos de combustíveis, parques aquáticos, hospitais ou escolas, os demais podem preencher um formulário disponível no site e obter a liberação. “Os empreendimentos serão vistoriados posteriormente e, em caso de declaração indevida, serão multados ou mesmo interditados”, revelou o Coronel Edson Biluk, diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. “A medida desburocratiza e dá agilidade aos processos de abertura ou expansão das empresas”, reconhece Ivan Tauffer.

DEIXE UMA RESPOSTA