Catarinense gastou mais no dia dos pais

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Ganho real, entretanto, ficou abaixo da inflação neste ano

         A primeira data comemorativa do varejo no segundo semestre foi de presentes mais caros e volume de vendas enxuto para os empresários em Santa Catarina. O tíquete médio nas lojas catarinenses ficou em R$ 170,27, resultado 7,9% maior do que 2015, embora o ganho real tenha sido menor do que a inflação do período (8,74%). De acordo com a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Federação das CDLs de Santa Catarina e Fecomércio SC, o faturamento teve recuo de 10 9%, em relação à mesma data do ano anterior. Já na comparação com os demais meses do ano, o crescimento foi de 2,8%.

         O resultado no volume de vendas já era esperado pelo setor, de acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “A queda do poder de compra dos catarinenses, dado o aumento do desemprego e a inflação elevada, atinge em cheio o comércio. Mas o alento é que os indicadores já apontam para um melhor desempenho e a recuperação da confiança dos consumidores e dos empresários para o fim deste ano”, pondera. “O segundo semestre terá resultados mais positivos para o varejo, e o dia dos pais já indica nesta direção”, confirma Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. Outro dado revelador da data é o impacto no mercado de trabalho: este ano, 5,3% dos empresários contrataram temporários para atender a demanda do período.

         Entre as principais formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais usado: parcelado (45,58%) e à vista (21,63%), somando 67,21% das vendas. A pesquisa de preços – uma das principais estratégias para garantir a melhor relação entre custo e benefício – teve baixa adesão (48%), conforme informações dos empresários. Os dados foram obtidos com empresários nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Avaliação do consumidor

         Outro indicador apurado pela FCDL/SC e a Fecomércio SC é a Avaliação do Consumidor, que pondera a experiência de compra desde o atendimento até as características do produto escolhido. De acordo com a pesquisa, 71,3% dos consumidores entrevistados na Intenção de Compras comprou o presente, mas o percentual de desistência aumentou– passando de 17,4% em 2015 para 28,7% em 2016 –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que corroeram o poder de compra das famílias.

         Os segmentos do vestuário (51,4%), seguido por calçados (15,5%) e perfumes/cosméticos (12,5%) lideraram a preferência, no entanto, o maior gasto médio foi com eletroeletrônicos (R$ 469,77). Os principais destinos das compras em Santa Catarina foram as lojas do comércio de rua (69,9%) e os shoppings (22%). Levando em conta a agilidade no atendimento, cordialidade do atendente e clareza de informações fornecidas, os consumidores atribuíram a nota 8,7 para o atendimento nas lojas.

Confira a pesquisa completa

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