Pesquisa Fecomércio e FCDL/SC: Vendas de Páscoa recuam em SC

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Quando comparado aos meses sem datas especiais, o crescimento foi de 10%

 

         A Páscoa é a data comemorativa que dá a largada para as melhores vendas do comércio no ano, mas em 2016 o desempenho foi condizente com a atual situação econômica: consumidores dispostos a gastar menos e a consequente queda no faturamento do varejo catarinense. A pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina registrou o valor médio por compra de R$ 100,97, 3,6% maior do que 2015, mas, descontada a inflação de 10,36% no período, o saldo é negativo. O faturamento de lojas e supermercados também representou queda de 10,2%, quando comparado com o ano anterior.

         “Com o aumento dos custos de 2015 para cá os empresários já esperavam uma Páscoa menos doce, tanto que adequaram seus estoques e usaram estratégias diferenciadas para atrair as famílias, com promoções, brindes e formas de pagamento mais facilitadas. Em relação aos meses comuns do ano, tivemos um aumento de quase 10% nas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

         “Os consumidores não deixaram de comemorar a Páscoa com presentes e chocolates, mas foram conservadores nos gastos, como esperávamos”, acrescenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Os empresários do varejo estão promovendo um esforço histórico para fomentar as vendas e manter os empregos”, observou.

         Com o panorama de retração nas vendas e na receita do empresário, um percentual pouco expressivo de empresas (5,7%) contratou temporários para atender à demanda. Entre os estabelecimentos que realizaram contratação estão as lojas especializadas em chocolates (75%). E mais da metade dos consumidores (68,1%) optou pela compra à vista: cartão de crédito (33,3%), dinheiro (15,7%) e cartão de débito (19,1%). No ano passado, cerca de 80% escolheu essa forma de pagamento. O resultado de 2016 é consequência da queda da renda das famílias, que passam a fazer compras a prazo para adequar ao orçamento. O cartão de crédito, por exemplo, foi responsável por 25,6% das vendas, seguido pelo parcelamento no crediário (5,7%).

         De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço foi considerada baixa (49%), alta (39%) e razoável (12%). Outro indicador importante para verificar a performance da data é o percentual dos produtos que sobraram. Neste ano, 36,8% do estoque inicial não foi vendido, número bastante superior ao registrado no ano passado (7,5%).

 

A pesquisa foi realizada com 351 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

 

Avaliação do Consumidor

         12,2% dos consumidores desistiram de adquirir produtos para a data – 3,4% acima do que no ano passado, conforme o relatório de avaliação do consumidor, que detalha a experiência de compras dos catarinenses na Páscoa. O resultado está associado ao contexto econômico do país, que se agravou nos últimos 12 meses, com retração da renda e diminuição do acesso ao crédito.

         Embora o chocolate lidere o ranking dos produtos mais procurados no período, com 84,7%, um percentual de 15,3% presenteou com itens de segmentos diversos, como vestuário/calçados (9,2%) e brinquedos (5%). A economia falou mais alto e a maioria optou por caixas de bombom e barras de chocolate (52%), no lugar dos tradicionais ovos (42,1%).

         Aqueles que presentearam com vestuário e calçados foram os que mais gastaram (R$ 155,60), seguidos pelos consumidores que compraram chocolates (R$ 106,08) e brinquedos (R$ 93,26). Os principais locais para as compras foram os supermercados (60,7%) e as lojas de rua (28%). O atendimento do comércio foi bem avaliado (com nota 8,55), onde o melhor atributo foi a cordialidade (8,70), seguido pela clareza do atendente (8,54).

 

Acesse o Relatório de Avaliação do Consumidor

Confira o Resultado de Vendas Páscoa 2016

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