Promoções e condições facilitadas impulsionam o varejo no Natal

0
49

 

O difícil ano de 2015 está chegando ao fim e as consequências da retração econômica pesam no bolso da população. Com a diminuição do poder aquisitivo, o desemprego e o alto índice de inadimplência, os catarinenses pretendem gastar menos com as compras de Natal. De acordo com pesquisa da Fecomércio/SC lançada na última quarta-feira (9), a queda deve ser de 1,8%, com o gasto médio caindo de R$ 426,99 para R$ 419,18 por pessoa.

 

Apesar do pessimismo de alguns empresários, as redes varejistas abasteceram os estoques para atender às demandas do fim de ano e alcançar um bom resultado na principal data do comércio nacional. Para Emerson Ruzza Geremias, diretor-comercial da rede Berlanda, apesar de a crise ter causado queda significativa no poder aquisitivo, cabe aos varejistas encontrar alternativas para atrair os consumidores nesta reta final do ano.

 

“Muitas pessoas usaram a primeira parcela do 13º para quitar dívidas e a tendência é de que haja interesse nas compras à vista para os presentes natalinos”, avalia. “Mesmo assim, os pagamentos facilitados e condições flexíveis para aquisição, com primeira parcela a longo prazo, sempre são bem vistas pelos clientes”, complementa Geremias. 

 

Em período de crise, os preços são decisivos na hora da compra e 79,5% dos entrevistados realizarão pesquisas prévias, apontou a pesquisa da Fecomércio/SC. “Para oferecer preços mais competitivos, é fundamental negociar condições exclusivas com os fornecedores”, explica o diretor-comercial. “Também é importante apostar em muitas novidades para oferecer um mix variado de produtos e despertar ainda mais o interesse dos compradores”, finaliza.

 

25 anos de história

 

Prestes a entrar no ano em que comemora 25 anos de fundação, a Berlanda, maior empresa varejista catarinense de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, encerra 2015 com as metas atingidas. Além da abertura de quatro novos pontos comerciais, totalizando 201 unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o grupo estreou um novo capítulo ao implantar a primeira loja exclusiva Berflex, especializada em colchões, em Bombas. 

 

“Uma das missões da Berlanda é estar presente em todos os municípios catarinenses e com este modelo de negócio será possível ter uma capilaridade ainda maior”, explica Eloir Tluszc, gerente de vendas do grupo.

 

A primeira missão em 2016 será a inauguração da ampliação na fábrica de móveis Catarina, no pequeno município de São Cristóvão do Sul, meio-oeste catarinense. Primeira unidade fabril instalada dentro de uma penitenciária do estado, em 2011, atualmente 104 detentos trabalham na confecção mensal de 1.500 estofados. Com a ampliação para 4 mil metros quadrados, esses números praticamente dobrarão. 

 

“Nunca tivemos problemas e a produtividade na fábrica é excelente. Com certeza esse modelo de ressocialização de presos é uma alternativa positiva para o caos carcerário brasileiro”, afirma Nilso Berlanda, fundador e presidente da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA