Programa Recicla CDL já arrecadou 120 toneladas de lixo eletrônico

0
71

Iniciativa da FCDL mobiliza comunidades e pode coletar até 150 mil quilos de material antes do final de 2014
 

A mobilização dos associados das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Santa Catarina fez com que 120 toneladas de lixo eletrônico fossem recolhidas até agora no estado. Contando com a participação ativa da comunidade, a expectativa da coleta deste ano é chegar a 150 toneladas até o final de dezembro. A arrecadação faz parte do programa Recicla CDL, iniciado em 2010 pela Federação das CDLs (FCDL), para conscientizar os catarinenses sobre a importância de encaminhar os resíduos à destinação apropriado. Desde o início da atividade, há quatro anos, o RECICLA CDL já proporcionou a arrecadação de 600 toneladas de lixo eletrônico.  As CDLs que mais arrecadaram neste ano foram as de Lages (20t), Videira (18t), Fraiburgo e Iporã do Oeste (5t) e Herval d’Oeste (4t).

Desenvolvida com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), a iniciativa reforça o valor da coleta seletiva, da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado para o meio ambiente. Faz parte do programa também a divulgação de ações ecológicas, como a necessidade de se economizar luz e água, evitando o desperdício. Da mesma forma, incentiva-se a coleta seletiva de lixo e a destinação correta de baterias, pilhas, celulares, computadores, acessórios, equipamentos de informática e resíduos de materiais de construção, entre outros.

O Brasil é um dos países em desenvolvimento que mais descarta resíduos eletroeletrônicos, segundo relatório da ONU apresentado em fevereiro de 2010. Com a maior produção de lixo eletrônico entre as nações emergentes, cerca de 40 milhões de toneladas de restos de computadores, impressoras, telefones, câmeras, reprodutores de música e geladeiras são descartados inadequadamente. O progrma já rendeu à FCDL o prêmio Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, entregue pela Assembleia Legislativa em 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA