Covid-19: Pesquisa da Abrasel alerta para demissões e pede socorro aos executivos estadual e municipal

0
48

A permanência do isolamento social em Santa Catarina até 08 de abril, determinada pelo governo estadual diante da pandemia da Covid-19 – e endossada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis – acarretará na demissão de cerca de 30 mil pessoas nas próximas semanas no setor de bares e restaurantes. A estimativa é da Abrasel, diante de um levantamento realizado com 279 empresários em todo o estado, entre os dias 27 e 30 de março (segunda-feira).

A consulta indica que 39,6% deles têm seus estabelecimentos funcionando somente nos sistemas de delivery e/ou take away. Entretanto, apenas 17% das empresas que operam com esta modalidade tiveram crescimento de vendas. Dos entrevistados, 34,2% começaram a operar por tele-entrega após o isolamento, mas muitos já pararam, alegando que a operação não se justifica para a manutenção dos negócios.

“Nosso levantamento demonstrou que o delivery não é suficiente para manter empregos. A projeção já é alarmante, pois são 30 mil trabalhadores que devem ficar sem trabalho somente no setor”, afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade em Santa Catarina. Ele cobra medidas de medidas de auxílio econômico para preservação de empresas e empregos por parte das prefeituras e do Governo do Estado. “O que recebemos do governo federal não é suficiente”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA