|
Antecipar as liquidações de verão, apostar na decoração de Carnaval e aproveitar o movimento de volta às aulas em papelarias, livrarias, lojas de calçados e confecções são as estratégias dos lojistas catarinenses para reforçar as vendas neste início de ano, tradicional período de ‘ressaca pós-Natal’ no comércio. A estimativa da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) é de um incremento de 5% em comparação aos primeiros meses do ano passado.
“Em janeiro é comum haver sazonalidade em cidades não turísticas, que dependem do consumidor local”, lembra Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC. O dirigente acrescenta que, por ser um mês sem datas especiais, há uma retração natural no volume de vendas. “Por isso, os comerciantes precisam ser criativos e ousar nas ações de ponto-de-venda, como as liquidações fora de época”, diz.
Material escolar impulsiona vendas – O retorno às aulas antes do Carnaval também contribuiu para um melhor desempenho em janeiro, e o resultado das vendas de material escolar deve refletir também em fevereiro. O presidente da FCDL/SC ressalta que a valorização do real diante do dólar ajudou a estabilizar os preços e incentivar o consumo.
Em Florianópolis, cidade que concentra o maior número de estudantes no estado, os lojistas do segmento de papelaria esperam um aumento de 8% nas vendas de volta às aulas em comparação ao ano anterior. A projeção é de Osmar Silveira, presidente da CDL da Capital e também lojista do ramo. “As papelarias vêm preparando seus estoques desde setembro apostando na recuperação das vendas, que praticamente estagnaram em 2009”, afirma Silveira.
|