Transplante de medula de Caio completa um ano

    0
    94

    Há um ano o menino Caio, filho do casal Sandro Souza e Marcia Szerzen e morador de Florianópolis, recebeu um transplante de medula. Foi a alternativa para enfrentar uma doença rara chamada DGC – Doença Granulomatosa Crônica. Até descobrir, Caio e seus pais enfrentaram sete internações, uma cirurgia e intermináveis exames, em cinco anos de peregrinações por hospitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

    A doença se caracteriza basicamente pela incompetência das células do sangue em produzir o peróxido de hidrogênio necessário para que o organismo destrua certos microrganismos, o tornando suscetível a infecções de origem fúngica ou bacteriana. Milhares de crianças brasileiras podem ter a DGC – e não sabem. Justamente por isso vão a óbito muito precocemente. A doença é quase desconhecida de grande parte da estrutura básica de saúde do país.

    No mês em que comemoramos um ano do transplante do Caio queremos conscientizar sobre a DGC, seus sintomas, os cuidados necessários, os tratamentos possíveis e a luta deste casal – Sandro e Marcia – pela vida do Caio, um pequeno herói, pois enfrenta inúmeras restrições em seu cotidiano!

    A PalavraCom é parceira voluntária no projeto que relatará a saga de Caio contra a DGC e por uma vida normal.

    Fontes: Marcia Szerzen e Sandro Souza
    Contatos: Márcia Szerzen – (48) 984-954-006