A importância da comunicação para a boa gestão

    0
    524

    Além de jornalista, atuo como educador voluntário no Escotismo e, mais recentemente, abracei a área de gestão condominial onde moro. Uma das bandeiras que empunhei foi a da comunicação clara com os demais moradores, visto que era um dos calos da gestão anterior.

    Como profissional da área, compreendo que a melhor convivência entre os proprietários, o bom trabalho dos colaboradores e o relacionamento transparente e dedicado com os parceiros são três pontos que convergem para a comunicação.

    Trazendo das anotações da época de faculdade, recordo-me que a boa comunicação pressupõe que o destinatário compreenda sem ruídos a mensagem dada pelo emissor. Aplicando este conceito à gestão condominial, tenho demonstrado que, acima das realizações está a transparência na informação, na ‘escuta ativa’ (conceito que apreendi no voluntariado e em resumo pode ser traduzido como empatia).

    Dedicar-se à leitura, à prática da oratória e à busca pelo diálogo construtivo são fundamentais para o êxito do bom relacionamento, e isso inclui, evidentemente a atividade profissional. Cabe aos gestores – seja qual for a área de atuação – se dedicar para buscar uma comunicação efetiva.

    Por Danilo Duarte, jornalista e síndico de condomínio.