A comunicação dos líderes e dos chefes

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    As falhas na comunicação interna estão entre os principais vilões de uma empresa e comumente levam ao fracasso dos projetos. Quando as informações geradas nas instâncias superiores não são transmitidas de forma eficaz aos colaboradores, ocasionando dúvidas no entendimento, pode ter certeza que essa será a ponta do iceberg de uma iniciativa fadada a afundar. A consequência normalmente é a necessidade de refazer os trabalhos, representando para a corporação um volume considerável de dinheiro jogado no ralo com esse tempo desperdiçado. E é uma reação negativa em cadeia, alterando bastante os ânimos por conta das frustrações pelo resultado não alcançado.

    O problema é que muitos gestores não têm noção das suas limitações nesta arte da comunicação e do quanto os comandos repassados à equipe podem chegar repletos de ruídos e mal-entendidos. Ao longo da minha trajetória em grandes corporações presenciei excelentes técnicos que por meritocracia foram alçados aos cargos superiores, mas sem ter a menor habilidade de liderança. E existe uma diferente imensa entre ser líder e chefe. A comunicação de um líder é positiva, clara, bem objetiva quanto ao que deve ser feito e quanto aos resultados esperados, sempre motivando e incentivando a equipe para que todos estejam em sintonia. Essa é a comunicação positiva que se espera nas empresas e que sabidamente tem retorno benéfico para todos.

    Já os chefes costumam vomitar uma série de frases soltas e desconexas, esperando que o colaborador monte esse quebra-cabeça e execute perfeitamente o comando. A pessoa, claro, não entende patavinas do que deve ser feito, fica sem graça de confessar que não compreendeu bulhufas – até mesmo para não levar bronca – e tenta deduzir nas entrelinhas o que precisa ser realizado. E já sabemos qual será o resultado.

    Os gestores têm a missão, ou melhor, a obrigação de comunicar corretamente a demanda aos seus colaboradores. E isso se consegue com uma comunicação clara e sem margem para dúvidas. É preciso garantir que a pessoa entendeu perfeitamente o que ela precisa executar para que o resultado seja de acordo com o esperado. Portanto, cabe a você enquanto líder (jamais chefe!) ser o comandante desse barco e assumir o leme com orientações precisas para que todos possam desempenhar suas funções da maneira mais harmoniosa possível. Caso contrário, existe um grande risco da sua empresa afundar como o Titanic.

    Por Juliana Germann