A importância da oratória na política

    0
    907

    Estamos em uma no eleitoral, as propagandas partidárias estão de volta e com elas os desastres performáticos de alguns candidatos. É impressionante como a maioria dos postulantes se lança na carreira política sem ter a m-e-n-o-r habilidade com comunicação. E eu não estou nem falando de outras qualificações necessárias a um político! O meu foco é a comunicação eficaz e neste caso a oratória deveria ser condição sine qua non para quem deseja ocupar um cargo na política. Afinal de contas é por meio de uma fala articulada, clara, objetiva, com linearidade, naturalidade, convicção e segurança que a mensagem é transmitida com sucesso para diferentes públicos e em variadas situações. Mas, no intuito de impressionar o eleitor, muitos acabam sendo prolixos demais, o que torna o discurso insuportável para quem ouve.

    O político está sempre no foco em comícios, debates, discursos, nas propagandas partidárias e, é claro, no contato com o eleitor. Isso sem falar na imprensa, afinal de contas, faz parte da rotina de um político dar entrevistas para a televisão, para a rádio, para os jornais e tantos outros veículos. Como eu devo me comportar em uma entrevista – seja ao vivo, gravada ou em estúdio – para a televisão? Qual a postura ideal? Quais os erros mais comuns nas entrevistas para a rádio? Como lidar com a as criticas e enfrentamentos? Sem ter o mínimo conhecimento em oratória a pessoas acaba cometendo erros clássicos e parecendo uma grande fraude. E isso compromete em cheio a credibilidade dos postulantes e dos políticos. O resultado pode ser visto recentemente na votação do impeachment. Pouquíssimos foram aqueles que conseguiram articular com coerência a sua explicação e ficou aquele show bizarro de agradecimentos a todo mundo. E essa, definitivamente, não é a postura que se espera de um bom político.

    Portanto, deveria ser obrigatório a todo candidatos e político a habilidade e a capacidade de uma comunicação eficaz. O problema é que a maioria ignora solenemente esta necessidade. E resultado é o que podemos ver diariamente no horário eleitoral e teremos que agüentar até o fim das eleições.

    Portanto, eu voto sim para a necessidade de uma excelente oratória na política. E voto não para a total falta de habilidade e qualificação de alguns candidatos.

    Por Juliana Germann