Temporada frustra proprietários de bares e restaurantes de SC

0
134

O possível início de recuperação do setor de bares e restaurantes, sugerido na primeira etapa da pesquisa da Abrasel em Santa Catarina logo após o réveillon, quando 54% dos proprietários de estabelecimentos do litoral indicaram movimento maior do que no mesmo período do verão anterior, não se concretizou. Foi o que apontou a segunda consulta da entidade, realizada entre 10 e 13 de fevereiro, na qual 68% dos entrevistados avaliaram a temporada inferior ou igual à passada – mesmo com muitas promoções no período, o que não era comum. “Vale destacar que há dois anos já se percebia redução no fluxo de clientes. Uma percepção igual à do ano anterior não é considerada positiva”, afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade no estado.

A exceção foi no litoral norte, onde 40% dos empresários avaliaram que houve melhora, apesar de o clima não ter favorecido, uma vez que o tempo ensolarado e seco na maior parte do período estimula o veranista a permanecer mais tempo à beira do mar, muitas vezes fazendo as refeições na praia e saindo mais tarde para jantar, aumentando a ociosidade do setor nestes horários.

“Recebemos muitos visitantes, predominantemente paulistas, paranaenses e gaúchos, porém com o poder de compra corroído pela crise econômica. Como os moradores, eles tiveram de adequar seu hábito de consumo, reduzindo não somente a frequência, mas também o gasto médio dos clientes nos bares e restaurantes”, explica Dabdab. A pesquisa apontou que para 76% dos empreendedores o gasto médio ficou igual ou menor nesta temporada em relação à passada, gerando incerteza de como será o desempenho do setor ao longo do ano.

Se por um lado os indicadores econômicos ficaram abaixo do esperado, por outro o segmento tem motivo para se orgulhar – por meio de uma parceria com a empresa catarinense Reviewr, que faz gestão de reputação on-line, a Abrasel monitorou a avaliação espontânea dos consumidores junto aos associados. “87,85% das avaliações nas plataformas Trip Advisor, Facebook, Google E Ifood consideraram o setor muito positivo. Um ótimo resultado”, comemora o presidente.

A temporada 2021 começou a ser construída neste verão. Santa Catarina entregou aos seus visitantes novas atrações turísticas, como a reabertura da ponte Hercílio Luz, o aquário de Balneário Camboriú e melhorias na infraestrutura, com o novo aeroporto Hercílio Luz e o alargamento da faixa de areia de Canasvieiras, por exemplo. “Também foi um período sem maiores contingências nas áreas de abastecimento de água e energia elétrica. No quesito de segurança, conforme apontado pela pesquisa, a avaliação foi muito satisfatória. Todos esses fatores fazem com que os turistas levem boas recordações do nosso estado e divulguem espontaneamente nossos atrativos”, finaliza Dabdab.

DEIXE UMA RESPOSTA