Limpeza dos Mares encerra o ano na Barra da Lagoa

0
11

Quase 10 toneladas de resíduos foram retiradas do fundo e das margens do canal da Barra da Lagoa – que liga a Lagoa da Conceição ao mar, na praia da costa leste da Ilha de Santa Catarina – na manhã do último sábado (01-12), por 15 mergulhadores e outros 30 voluntários em terra. A ação, que teve o apoio da Comcap, empresa pública municipal, foi mais uma etapa do projeto Limpeza dos Mares, iniciativa da Associação Náutica Brasileira (Acatmar). Em quatro anos, foram removidas 80 toneladas de materiais poluentes e agressivos à vida marinha de praias de Florianópolis, Bombinhas e Governador Celso Ramos, além de ilhas como Francês e Arvoredo.

O trabalho durou cerca de quatro horas e também envolveu entidades comunitárias da localidade. “Estamos felizes por que a quantidade de resíduos no fundo do canal tem diminuído, o que exibe o maior cuidado dos moradores e frequentadores da Barra”, considerou Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar. “Mas ainda encontramos muito entulho e embalagens plásticas nas margens e encostas”, acrescentou.

O maior volume retirado envolveu pneus, objetos de metal, descartes de podas, garrafas PET e sacolas plásticas – além de uma TV de tela plano de tamanho médio. “Isso tudo acabaria no mar e certamente traria perdas a peixes, crustáceos e tartarugas”, advertiu Ferrari. O projeto Limpeza dos Mares inclui palestras para conscientizar alunos de escolas das redes públicas nas comunidades pesqueiras.

 

Fotos de Carlos Stegemann/ Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA