ReÓleo completa 20 anos com recorde mundial

0
128

Em escolas, empresas e comunidades de Florianópolis uma receita simples vem fazendo grande diferença: a coleta de óleo de cozinha usado para reciclagem. Neste ano, o programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, completou duas décadas de atividades. A iniciativa já fez a capital dos catarinenses entrar para o Guinness Book – e em mais de uma edição – como a cidade que mais coleta gordura vegetal com a finalidade de reaproveitamento e, assim, ajudar na preservação da natureza.

Em sua história o ReÓleo contabiliza 454 ações desenvolvidas, como palestras, nas quais tomaram parte 48,3 mil pessoas. E, segundo o diretor de Sustentabilidade da ACIF, que lidera o programa, Luiz Falcão de Moura, foram até agora 4 milhões de litros de óleo encaminhados para reaproveitamento. Nos sete primeiros meses deste ano houve 27 iniciativas que resultaram em 205 mil litros recolhidos.

Além dessas atividades, o programa promove todos os anos uma gincana em escolas públicas e particulares e premia o esforço dos jovens e das instituições em arrecadar garrafas pet cheias de óleo. Em 2018, a gincana ocorrerá de 10 a 25 de setembro, mas as ações pelo ambiente são permanentes.

DEIXE UMA RESPOSTA