Copa do Mundo estimula comércio em Santa Catarina, avalia FCDL/SC

0
48

O início dos jogos da Copa do Mundo estimulará as vendas em Santa Catarina, sobretudo os segmentos de alimentos, eletro e vestuário, avalia a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC). Pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) projeta que aproximadamente 60 milhões de consumidores devem realizar gastos com produtos ou serviços relacionados ao campeonato.

Apesar de não retomar a queda nas vendas durante as últimas semanas – impulsionada pela longa paralisação dos caminhoneiros – o otimismo deve amenizar a situação, pondera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A Copa do Mundo movimenta as vendas de itens como camisetas, televisores, alimentos, bebidas e itens de decoração. Ainda que o catarinense esteja mais cauteloso, será um bom momento para reunir amigos e familiares, um reflexo de que os gastos devem ser em itens com menor valor”, aponta.

Como o primeiro jogo da seleção brasileira ocorrerá neste domingo à tarde, o reflexo deve ser percebido em supermercados, lojas de confecções e de eletroportáteis. Os locais de compras que mais devem ser frequentados para aquisição dos produtos ligados à Copa, conforme o levantamento são supermercados (68%) e lojas de rua (35%).

O levantamento da CNDL revela também que o consumo de alimentos na casa de amigos ou parentes (91%) e de bebidas na comemoração dos jogos (87%) serão os mais comuns. No caso das comidas, os tira-gostos (56%), itens para churrasco (49%), pipocas (37%) e salgados (31%) se posicionam entre os primeiros do ranking. Já para as bebidas, a preferência é por cerveja (74%), refrigerantes (72%) e água (69%). Outros tipos de engajamento que devem fazer o torcedor brasileiro desembolsar durante a Copa do Mundo são compras de camisetas, uniformes e itens da seleção (61%), decoração verde e amarela (54%) e compra de acessórios, como bonés, maquiagem e cornetas (48%).

DEIXE UMA RESPOSTA