Concurso definirá urbanimo do Ágora Tech Park, em Joinville

0
113

Um evento reunindo profissionais de inovação, arquitetura e educação marcou o lançamento do concurso nacional para o desenvolvimento do projeto arquitetônico de implantação e do primeiro edifício do Ágora Tech Park. Instalado em uma quadra de 70 mil m2, em frente à nova sede da UFSC, no Perini Business Park, o Ágora Tech Park foi concebido de forma conjunta pelo Join.Valle e pelo Perini para trazer a Joinville (SC) o conceito de Human Smart City.

O lançamento do Ágora Tech Park teve um painel de empreendedores experts em inovação que atuam em Joinville: Miguel Abuhab (Neogrid), Vinícius Roveda (Conta Azul) e José Rizzo Hanh (presidente da Pollux e da Associação Brasileira de Internet Industrial), com mediação de Danilo Conti, secretário municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável.

O Ágora Tech Park poderá sediar diversos tipos de empreendimentos: incubadoras, startups, aceleradoras, empresas de tecnologia, coworkings, laboratórios, centros de pesquisa, falabs, extensões de ensino e pesquisa e qualquer atividade relacionada à tecnologia e inovação.

Na antiga Grécia, as ágoras eram praças públicas onde as pessoas realizavam assembleias e aplicavam a justiça. O nome serve de analogia ao conceito da ágora digital, interação entre os cidadãos em tempo real por meio de ferramentas digitais, celebrando novas formas de comunicação.

As inscrições para o concurso podem ser feitas no portal http://agoratechpark.com.br. Os participantes terão como desafio desenvolver um projeto para a ocupação dos 70 mil metros quadrados, além de projetar por completo o primeiro prédio do complexo, que terá aproximadamente 4 mil metros quadrados.  Os vencedores receberão premiação em dinheiro, além da remuneração pela execução do projeto. A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA) apoia o concurso.

No dia 7 de março os arquitetos participantes tiveram um encontro com moradores locais e interessados para definir de forma colaborativa as características que devem estar presentes no projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA