Pesquisa Abrasel demonstra otimismo de empresários para a temporada

0
145

 

O período de festas de fim de ano e o início do verão geraram otimismo para os proprietários de bares e restaurantes do litoral catarinense neste início de temporada. Os dados constam na primeira etapa da pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Santa Catarina e demonstram a percepção dos empresários nos primeiros dias de verão. Para 53% dos entrevistados o movimento foi melhor do que no mesmo período do ano anterior, enquanto no passado esta análise era de apenas 6,2% deles. “O setor começa a perceber melhora na situação econômica, mas acreditamos que esta recuperação será lenta, pois está atrelada, principalmente, à perda do poder aquisitivo do consumidor”, pondera Raphael Dabdab, presidente da Abrasel em SC, ressaltando que em Florianópolis esta percepção foi menor, representando 36% dos entrevistados.

Segundo a pesquisa, o gasto médio também teve alta, com 39,3% dos empresários afirmando estar maior que na temporada anterior. A expectativa de melhora até o fim da temporada também é destaque – 68,1% dos proprietários acham que será um período de maior incremento que no ano passado. Segundo Dabdab, além da situação econômica, o clima, a campanha do Ministério do Turismo ‘O Sul É Meu Destino’ e o fato dos feriados de fim de ano terem caído numa segunda-feira contribuíram para este quadro. Em Florianópolis esta expectativa foi de 55,8%, enquanto no litoral norte ficou em 86,7%.

Completando as boas notícias, 63,2% dos entrevistados perceberam redução na quantidade de ambulantes ilegais atuando no litoral catarinense, fator percebido em menor número na Capital (50,9%). Já no norte catarinense, puxado por Balneário Camboriú e Itapema, este dado ficou em 86,7%.

Empregos- Dos entrevistados, 74,3% realizaram contratações para o período, numa média de sete vagas por estabelecimento. “Isto representa aproximadamente a geração de 14 mil novos empregos durante a temporada somente em Florianópolis”, afirma Dabdab.

Gargalos– O revés da pesquisa frente ao mesmo período do ano passado foi o trânsito e a segurança – 66,7% e 33,3% dos consultados disseram que estes quesitos apresentaram piora, respectivamente. No Litoral Norte os percentuais foram menores, ficando em 60,0% e 13,3%.

Tecnologia – O uso de tecnologia está cada vez mais presente no setor, auxiliando na divulgação e promoção dos estabelecimentos. “Em 2017 desenvolvemos um projeto inovador em parceria com a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) com o apoio do Sebrae/SC para desenvolver novas soluções para nosso segmento. Fruto deste trabalho acabamos de lançar o aplicativo Portal Gastronômico Abrasel SC”,  comenta o presidente da entidade. Este aplicativo, que trabalha com uma tecnologia que consome pouca memória do celular, foi desenvolvida pela Raffinato, do oeste catarinense, e funciona como um guia digital com diversos recursos: além de divulgar os estabelecimentos de acordo com a sua proximidade, divulga também promoções, traça a melhor rota da sua localização até o estabelecimento e  possibilita múltiplas formas de pesquisa. Outra vantagem é a divulgação de links para o site, Facebook, além de agregar serviço de delivery e reservas.

A pesquisa da Abrasel entrevistou empresários do setor de bares e restaurantes nos dias 2 e 3 de janeiro, com apoio técnico metodológico do professor Dr. Tiago Savi Mondo, líder do Grupo de Pesquisa e Gestão do Turismo do IFSC.

 

DEIXE UMA RESPOSTA