Varejo de SC apresenta necessidades regionais a lideranças políticas

0
30

Após reunir as lideranças do movimento lojista em todas as ações regionais da entidade, a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) apresentou todas as necessidades levantadas nesses eventos aos deputados catarinenses. O encontro, que ocorreu na última terça-feira (28), em Florianópolis, também se prestou para um balanço da atuação conjunta ao longo deste ano.

As 18 reuniões metropolitanas promoveram debates com quase 1 mil empresários, lideranças políticas, representantes de entidades associativas e dirigentes da FCDL/SC para levantar as principais demandas percebidas pelos lojistas, não apenas no que se relaciona diretamente ao varejo – como as feiras itinerantes ilegais, por exemplo – mas também temas transversais, em especial as questões de infraestrutura viária, reforço no efetivo policial e oferta de serviços públicos (sinal de telefonia, abastecimento de água e energia elétrica).

“Estas necessidades impactam não apenas o lojista, mas afetam principalmente o consumidor. Ter uma rodovia bem conservada e segura, policiamento presente e infraestrutura de água, energia e telefonia são condições mínimas para prestar um atendimento melhor ao catarinense. A insuficiência ou ausência destes itens refletem em nosso trabalho e, portanto, na economia das cidades”, lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. O empresário ainda lembrou o grande entrave para o comércio: as feiras itinerantes ilegais e os projetos de lei relacionados ao varejo que tramitam na Assembleia Legislativa catarinense.

Em nome dos demais parlamentares presentes, o deputado estadual Gelson Merísio (PSD) apontou entraves para alavancar mais o crescimento de SC. Em seu discurso, elencou o baixo efetivo de policiais que estão efetivamente nas ruas – apenas 2 mil por turno, em um universo de aproximadamente 12 mil – assim como a constante preocupação para que a gestão pública possa apresentar bons resultados, mesmo em meio à instabilidade política, econômica e de segurança vista em diversos estados. Além dele, participaram os deputados estaduais Darci de Matos (PSD), Jean Kuhlmann (PSD), Mario Marcondes (PSDB), Natalino Lázare (PODE) e Nilso Berlanda (PR), além de Carlos Guilherme Zigelli, superintendente do Sebrae/SC e a diretoria da FCDL/SC.

DEIXE UMA RESPOSTA