União pela economia do mar*

0
75

A Economia do Mar e seus potenciais têm sido tema de diversos e intensos debates em Santa Catarina. Com imensas possibilidades sustentáveis para a costa da capital catarinense, nossas águas são parte importante para o desenvolvimento das cidades. Atividades como os recentes festivais náuticos realizados em Tijucas e Blumenau comprovaram que a náutica é para todos, e não apenas destinada a uma minoria abastada. Tanto no litoral como em cidades com lagos, rios e represas navegáveis, as várias possibilidades junto a esses espaços unem famílias, amigos e faz girar a economia.

Nesta terça-feira (16) realizamos o Primeiro Simpósio de Infraestrutura para a Economia do Mar, no auditório da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEI). O grande objetivo é contar com lideranças municipais para que apresentem suas ideias de realização pública ou privada de desenvolvimento da economia do mar – marinas, trapiches, píeres, portos e ancoradouros, entre outros equipamentos. Trata-se de um importante passo da Secretaria de Infraestrutura, sob o comando do Secretario Luiz Fernando Vampiro, para alinharmos as ações e propostas.
Os modelos já começam a aparecer e dar resultados. A Marina de Itajaí – realizada por meio de uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) – já gera emprego e renda, trazendo imensos benefícios para a região, inclusive colocando Santa Catariana na rota de megaiates mundiais.

Da mesma forma, o novo receptivo de cruzeiros de Balneário Camboriú iniciou de forma magistral, recebendo recentemente seu primeiro navio com mais de 3800 passageiros. Todos passearam pela cidade e municípios vizinhos em uma época de baixa temporada e movimentaram todo o comercio e atrativos turísticos. Já temos os projetos vencedores das PMI’s do Parque Urbano e Marina da Beira Mar Norte, em Florianópolis, e a Marina de Porto Belo, que seguem os tramites locais para serem licitados.

Outra meta do encontro é reunirmos as possibilidades para apresentar os diversos produtos e ferramentas em eventos nacionais e internacionais na procura por possíveis investidores. Todos que contemplam a Economia do Mar (indústria, serviços e comércio e turismo) são muito bem vindos. Nosso objetivo é apoiar e dar visibilidade ao segmento, mostrando como gerar emprego e renda aproveitando de forma sustentável nossas águas. Precisamos avançar e trabalhar em conjunto para ações certeiras com resultados consistentes.

DEIXE UMA RESPOSTA