CataMoeda ajuda a resolver falta de troco nos ônibus de Florianópolis

0
396

A falta de moedas em circulação na Capital tem dificultado a vida de comerciantes e do consumidor. Para ajudar a resolver esta situação o Consórcio Fênix instalou na entrada da plataforma B do TICEN, no Centro, um equipamento que recolhe os valores e emite um cupom, que pode ser utilizado para compra de créditos, pagamento da passagem das linhas municipais de Florianópolis ou ainda trocar por dinheiro. Em poucos dias, a iniciativa, a primeira implantada em um terminal de ônibus em todo o país, já arrecadou mais de 3.500 moedas.

Operar o CataMoeda é muito fácil: a pessoa coloca as moedas na bandeja, o equipamento pesa em tempo real e emite o comprovante do valor depositado. Em todo o país já são 314 máquinas – que receberam mais de 100 milhões de moedas – em 23 estados, além do Distrito Federal. Desenvolvido por uma startup de Florianópolis, foi criado para solucionar o problema da falta de troco de maneira criativa, oferecendo diversas opções para a troca de moedas.

“Vivemos a escassez de moedas em circulação, principalmente as de cinco e dez centavos. Por isso temos mantido conversação com o comércio local e com a Prefeitura, além de convidar o cidadão a trocar suas moedas no Catamoeda que está instalado na entrada da plataforma B do TICEN”, explica Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix. “Mesmo sendo um valor relativamente baixo, o Consórcio já considera a experiência exitosa e acredita que o uso do CataMoeda deve se intensificar ao longo do tempo”, completa.

Para reforçar a divulgação, ações como panfletagens, campanhas de busdoor nas linhas 210 – TICAN-TICEN Direto e 410 – TIRIO-TICEN Direto (que recebem grande demanda diária), além da área especial no site consorciofenix.com.br/catamoeda e cartazes nos terminais da cidade.

Outra ação para contribuir a resolver a carência do dinheiro metálico, a sugestão do Consórcio Fênix é para que as pessoas façam a recarga do cartão, assim como a troca de moedas, de forma a agilizar seu embarque e contribuir para o troco de outros passageiros. “Convidamos o usuário do transporte coletivo também a fazer a compra antecipada de crédito, com o benefício de valores menores na tarifa. Além disso, ele fica livre das filas nas bilheterias e pode embarcar nos ônibus de forma mais ágil”, finaliza Guidi.

Como funciona o CataMoeda:

1 – Deposite suas moedas: selecione a opção desejada e deposite suas moedas. Não é necessário separá-las.

2 – Acompanhe a contagem: suas moedas são contabilizadas pela máquina em tempo real.

3 – Retire o cupom: a máquina emitirá um comprovante com todos os dados do seu depósito.

4 – Troque seu cupom: faça suas compras no Passe Rápido utilizando o seu cupom.

DEIXE UMA RESPOSTA