70% da frota dos ônibus convencionais de Florianópolis possuem elevador

0
570

A frota do transporte coletivo de Florianópolis tem um índice de acessibilidade que são motivo de orgulho para o Consórcio Fênix: 69,38% dos 454 ônibus que atendem o sistema convencional possuem plataformas elevatórias, o que representa 315 veículos.

Todos os veículos adquiridos pelo Consórcio Fênix desde outubro de 2008 possuem elevador para cadeira de rodas conforme as normas de acessibilidade definidas por legislação federal. Um dos fatores que contribui para o crescimento constante do percentual é que os novos ônibus adquiridos já saem de fábrica com o mecanismo.

“À pedido do passageiro com deficiência, qualquer linha convencional pode ser atendida com ônibus adaptado no horário solicitado, caso já não esteja fixado no quadro de horários a alocação de ônibus adaptado com elevador”, explica Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio.

Além de garantir a acessibilidade com os elevadores em sua frota – equipamentos de acessibilidade mais notados – os veículos convencionais possuem bancos preferenciais, altura diferenciada de degraus, sinais sonoros e botões de parada em altura de fácil acesso.

“Com a manutenção da idade média em torno dos seis anos e a constante renovação da frota, estima-se que em poucos anos 100% dela estará adaptada – operando todos os horários acessíveis para cadeirantes”, finaliza Guidi.

DEIXE UMA RESPOSTA