Votação aberta para concurso Planeta.Doc Estudantes

0
35
 
 
Já é possível votar nos dez finalistas do Planeta.Doc Estudantes, concurso de filmes socioambientais com até 1 minuto de duração produzidos por estudantes do ensino médio e fundamental de Santa Catarina. O concurso recebeu inscrições de todo estado e são obras que têm como foco a importância do entorno natural e atitudes que contribuam para preservá-lo. Foram escolhidos cinco finalistas na categoria ensino médio e cinco no ensino fundamental, sendo que a votação permanecerá aberta até o dia 2 de novembro pelo sitehttp://planetanaescola.com/selecionados-2016/.
 
Esse é o segundo ano em que o concurso é realizado e faz parte das ações da plataforma Planeta na Escola, desenvolvida em parceria com o programa Mapa das Artes e Culturas da Secretaria Municipal de Educação e com estreia prevista para 2017. De acordo com Márcia Agostinho, coordenadora do Mapa das Artes e Culturas, os filmes despertam o interesse dos alunos para a temática da disciplina e possibilitam ao professor promover uma profunda reflexão sobre a realidade. “Esse é um extenso trabalho realizado junto às escolas catarinenses para fortalecer ainda mais o processo de conhecimento e transformação dos alunos por meio do uso de material cinematográfico em sala de aula. E o concurso é somente uma parte deste grandioso trabalho educacional que será lançado na sua totalidade no próximo ano”, explica Márcia.
 
O Planeta.Doc Estudantes integra a programação do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.Doc), que chega à terceira edição em 2016 já consolidado como o maior evento do gênero no sul do país e um dos principais do Brasil. O festival aportará em Florianópolis entre 21 de outubro e 13 de novembro com uma ampla programação aberta ao público, que inclui a exibição de 80 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim sobre temas relacionados ao nosso planeta. As exibições acontecerão em universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental, entre eles, UFSC, Udesc, Sapiens Parque, Centro Integrado de Cultura (CIC), Instituto Estadual de Educação e Instituto Padre Vilson Groh. Em parceria com a Udesc, as sessões também serão realizadas para estudantes em Lages, Ibirama e Laguna, além de Florianópolis.
 
Com sessões dentro das escolas, alunos da rede pública de Florianópolis terão a oportunidade de assistir a premiados filmes como O Menino e o Mundo e A Lei da Água, vencedores do Planeta.Doc 2015. “Os filmes propostos são ferramentas eficazes não só para formar o público infantil e jovem, mas para construir espaços proveitosos de debates em torno ao desafio de promover políticas, tecnologias e ações sustentáveis em nossa época”, explica Mônica Linhares, diretora do festival. “Com essas ações queremos estimular a troca de ideias em sala de aula sobre os temas abordados nas produções, contribuindo para a educação e conscientização destes jovens”, complementa a diretora.
 
O Planeta.Doc 2016 tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, e apoio cultural da Neoway Business Solutions, Resort Costão do Santinho e Digilab. Apoio institucional da Udesc, UFSC, Unisul, Fundação Certi, Sapiens Parque, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Embaixada da Espanha, Fundação Cultural Badesc, SESC em Santa Catarina e Instituto Estadual de Educação. São parceiros do Festival o Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, Cineclube Presença, CineClube Iphan, Aequo Sustentabilidade, TV UFSC e Projeto Guarani Serra Geral.

DEIXE UMA RESPOSTA