Transporte coletivo na Capital tem novos passageiros

0
69
 
 
Florianópolis já conta com permissão para o transporte de animais de pequeno porte nos ônibus que circulam pela cidade. Sancionada na última sexta-feira (6), a medida idealizada pelo vereador Tiago Silva (PDT) é válida para as 196 linhas convencionais e executivas. Para fazer valer a determinação, motoristas e cobradores do Consórcio Fênix, assim como fiscais e agentes de terminal, estão sendo atualizados acerca da nova regulamentação e o tema passará a fazer parte do treinamento dos colaboradores.
 
“As orientações são voltadas para a fiscalização, com atenção especial à caixa transportadora, verificando se está fechada corretamente e livre de dejetos. Também haverá cuidado para que seja estabelecido o convívio harmônico entre quem transporta os animais e os demais passageiros”, pontua Rodolfo Guidi, coordenar técnico do Consórcio.
 
Por tratar-se de uma nova prática, haverá um período de adaptação e ele pede paciência aos usuários do transporte coletivo. Com o tempo a tendência é que a presença de um animal a bordo seja vista com normalidade.
 
“Diversas cidades do Brasil e do mundo possuem leis que permitem o transporte de bichos a bordo de ônibus, trens, metrôs. Em Londres e Berlim, por exemplo, sequer a caixa transportadora é exigida – tampouco focinheira para cães. O convívio ocorre de forma civilizada e os donos sabem bem distinguir se o animal está apto ou não para viajar no transporte público”, explica.
 
A medida é para cães e gatos de pequeno porte, com até 10kg, conduzidos em caixas de transporte adequadas ao peso e tamanho. Ela deve ser acomodada junto aos pés do passageiro, pois se colocada sobre o banco há sérios riscos de perder o equilíbrio e cair no corredor. 
 
“Para os casos mais críticos de resgate, a prefeitura possui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária (Samuvet), que é uma ambulância especial para essas emergências”, finaliza Guidi.

 

DEIXE UMA RESPOSTA