Brasil Sabor movimenta bares e restaurantes de SC

0
32

 

Até 10 de junho os catarinenses têm a oportunidade de conferir o que os restaurantes do estado tem de melhor por um preço muito mais acessível. Trata-se do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel em sete cidades – Florianópolis, Joinville, Blumenau, Biguaçu, Laguna, Jaraguá do Sul e São José. Ao todo são 65 estabelecimentos participantes, cada um oferecendo um prato criado especialmente para o festival com 30% ou 50% de desconto em ao menos dois dias da semana.

 

O lançamento ocorreu na quinta-feira (12), na Arena Gastronômica – espaço montado no vão do Beiramar Shopping, na Capital, onde até o fim do mês chefs dos estabelecimentos integrantes do evento estarão preparando e ensinando a operação de cada prato, além de outras atividades, como campeonato de coquetelaria e degustação de cervejas especiais, entre outras.

 

Neste ano o Brasil Sabor destaca como tema Origem e Originalidade. Evandro Santos, conselheiro da Abrasel, explica a escolha: “Nossa essência é valorizar nossos ingredientes e preparo dos pratos, a comida do lugar. A ideia é resgatar ingredientes e processos quase esquecidos, que remetem à criatividade de nosso povo e todas as etnias”.

 

O objetivo do festival é divulgar os estabelecimentos atraindo clientes novos e experimentando uma rotatividade inédita no restante do ano. “Tivemos dias em que vendemos mais de 40 pratos da nossa Plancha de pulpo anticuchero. O normal é em média 10 unidades. Como decorrência do sucesso, muitos estão voltando, por que conheceram nossa gastronomia por causa do Brasil Sabor”, afirma Elaine Bispo, proprietária do restaurante Sabor Perú, de Florianópolis.

 

Slow Food– Por meio de parceria com o Sebrae e a Abrasel nacional, o movimento Slow Food Brasil também está presente no festival, difundindo o conceito de alimento bom, limpo e justo para restaurantes e consumidores durante as atividades da Arena Gastronômica. O princípio básico é ensinar sobre o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial.

 

A Arca do Gosto, ligada ao Slow Food, também estará presente e consiste em catálogo mundial catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. “Vamos incluir uma exposição fotográfica na Arena, mostrando os alimentos locais dentro deste conceito”, diz Simone Amorim, coordenadora do Sebrae/SC. Para informações sobre datas, cidades, pratos e valores, basta acessar o site www.brasilsabor.com.br. 

 

Grande adesão norte de SC

Parceria da Abrasel com Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL de Joinville e do Núcleo de Gastronomia da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs) rende bons resultados neste ano no norte do estado. Neste ano são 24 restaurantes de Joinville e cinco de Jaraguá do Sul participando do Brasil Sabor. “Historicamente o festival é muito bem recebido em Joinville, mas a adesão tem crescido a cada ano”, afirma Fábio Queiroz, conselheiro da Abrasel.

 

Arena Gastronômica

Além de receber o lançamento do evento, em 12 de maio, este espaço do vão do Beiramar Shopping pode ser classificado como um posto avançado do Brasil Sabor. Até o dia 22 do mês será uma sede destinada aos chefs envolvidos mostrarem na frente do público como procuraram os ingredientes, os segredos do preparo, as receitas do Brasil Sabor e muitas outras atividades. Entre elas oficinas da Faculdade Senac, do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, campeonato de coquetelaria, palestras sobre o movimento Slow Food (apoiado pela Abrasel Nacional em parceria com o Sebrae/SC), exposição fotográfica – parceria com o Sebrae/SC e Arca do Gosto – degustação de chope e cervejas artesanais e e workshops.

 

DEIXE UMA RESPOSTA