Travessias de Natação movimentam SC neste fim de semana

0
55

 

O fim de semana esportivo será de muitas braçadas em dois eventos realizados no estado. A 800 km de Florianópolis, 241 participantes disputarão a 11ª Travessia Lago de Itá – 1º. Troféu Hammerhead de Natação, às 15h, prova que encerra o Circuito de Maratona Aquática de SC. Realizado desde 2005 pela Federação Aquática de Santa Catarina (FASC), nesta edição o número de etapas foi reduzido de cinco para três.

 

“Em dezembro tivemos a 33ª Travessia da Lagoa, em fevereiro a 24ª Travessia Ilha de Porto Belo e com a disputa em Itá encerramos o circuito deste ano. A opção de reduzir o número de provas foi para dar ainda mais qualidade a cada ciclo”, explica Marcelo Amin, presidente da FASC, organizadora do evento. Ex-nadador profissional e há 15 anos à frente da Federação, ele foi o único atleta a participar de todas as 33 edições da prova na Lagoa.

 

A particularidade de Itá é que o antigo município foi coberto de água por conta da Usina Hidrelétrica aberta em 1997, restando somente as torres da igreja. Uma nova cidade foi reconstruída e inaugurada em 2004. E é no imenso lago formado que a prova será realizada. “A dinâmica será bastante diferente das competições realizadas em mar aberto por ser em água doce, não ter correntes marítimas e nem ondas. Com um trajeto triangular, será possível acompanhar o percurso sem perder os atletas de vista”, explica Amin.

 

De acordo com Luciano Predebon, gerente comercial nacional da Hammerhead, empresa de artigos de natação que tem o ex-nadador Fernando Scherer como um dos sócios, as travessias aquáticas têm crescido muito no Brasil. Desde 2008 a modalidade faz parte da programação olímpica e os nadadores Ana Marcela Soares da Cunha, Poliana Okimoto e Allan do Carmo têm boas chances de medalhas nos Jogos do Rio 2016. “Esses ídolos chamam atenção para o esporte e conquistam novos adeptos. E para nós é um orgulho apoiar as iniciativas estaduais para o desenvolvimento da modalidade”, comenta.

 

Por outro lado, existe um público amador enorme que ama a natação acima de tudo e pratica pelo prazer de suplantar suas metas pessoais e completar o trajeto, independente do tempo ou da colocação. “A prática desportiva tem como principal benefício a saúde e, no caso da travessia, a própria superação dos limites físicos e psicológicos. Essa é a real grandeza do esporte”, garante Predebon.

 

Travessia do Campeche

 

Em Florianópolis, 315 nadadores largarão às 8h de sábado (19) para completar o percurso de 1,5 km da Ilha do Campeche até a costa na tradicional travessia realizada desde 1999. Com organização da academia Sotália Sports e apoio da Hammerhead, a disputa deveria ter acontecido no último dia 12, mas foi adiada por conta de condições climáticas desfavoráveis.

 

“A segurança dos participantes e da equipe de apoio está sempre em primeiro lugar. Vamos torcer para que o próximo fim de semana seja espetacular para termos uma linda prova”, espera Rafael Borges Costa, coordenador da academia.

DEIXE UMA RESPOSTA