DVD ‘Guerra.doc’ é lançado em Florianópolis

0
44

 

O Cineclube da Fundação Cultural Badesc foi palco do lançamento do DVD ‘Guerra.Doc’, na última quinta-feira (21), em Florianópolis. Mais de cem pessoas passaram pelo local para prestigiar o projeto da jornalista catarinense Vanessa Pedro e lotaram a sala de exibição. O vídeo reúne entrevistas com correspondentes de guerra no Brasil e nos Estados Unidos e trata das interpretações sobre a guerra produzidas pelos veículos de comunicação.

 

“Foi um evento maravilhoso e consegui o objetivo de levar esse debate para mais pessoas”, comemorou Vanessa, que destacou a participação do público. “Reunir uma platéia tão qualificada, com jornalistas, professores, filósofos, escritores e apreciadores, foi muito gratificante. Os questionamentos e comentários a respeito do tema foram muito enriquecedores”, elogiou.

 

Guerra.Doc faz parte da pesquisa de pós-doutorado da autora, concluída na Universidade de São Paulo e na Columbia University, com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e apoio da Federação dos Trabalhadores no Comércio em Santa Catarina (Fecesc), Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e da PalavraCom. Foram entrevistados 15 correspondentes de guerra nas cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e também em Nova York. 

 

No primeiro volume constam cinco conversas de 30 minutos cada com os brasileiros José Hamilton Ribeiro (guerra do Vietnã), Lourival Sant’Anna (guerras da Irlanda do Norte, do Iraque, do Líbano, na Faixa de Gaza, na Síria, entre outros), Kennedy Alencar (guerras em Kosovo e no Afeganistão), o norte-americano Mike Kamber (guerras no Iraque, no Afeganistão e outras) e o português Carlos Fino (guerras da Chechéni, no Kosovo e no Afeganistão).

 

“Outro DVD será produzido com novas entrevistas e também tenho a ideia de fazer uma edição conjunta em forma de documentário”, adiantou Vanessa.

“Ainda no primeiro semestre deste ano a PalavraCom lançará o livro de Vanessa Pedro com as entrevistas e um capítulo com reflexões envolvendo a cobertura de guerras e os próprios conflitos”, informa Carlos Stegemann, diretor da editora.

 

O DVD ‘Guerra.Doc’ pode ser adquirido pelo e-mail vanessapedro1975@gmail.com ao valor de R$ 20.

DEIXE UMA RESPOSTA