Prefeituras usam tecnologia para agilizar atendimentos

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Está em discussão no Senado a criação do Código de Proteção e Defesa do Usuário dos Serviços Públicos, que, quando aprovado, transformará a relação entre o poder público e o cidadão em fornecedor-consumidor. Atentas à necessidade de oferecer um serviço com mais qualidade, 13 prefeituras de Santa Catarina (Biguaçu, Palhoça, Caçador, Bombinhas e Itapema), Rio Grande do Sul e São Paulo encontraram na tecnologia a aliada para desburocratizar o atendimento.

 

Desenvolvida pela startup catarinense 1DOC, a plataforma 1DOC Governo agrega de forma on-line as atividades de comunicação interna, atendimento ao cidadão (ouvidoria e protocolo) e gestão documental. Basta cadastrar o chamado no site para que a demanda seja automaticamente encaminhada ao setor responsável, promovendo agilidade e transparência no fluxo dos processos.

 

“Hoje, em um mesmo dia, podemos resolver um pedido que antes levaria até uma semana. E como não precisamos mais de pessoas para trazer e levar os processos físicos, sem falar no carro para o deslocamento, tivemos significativa redução nas despesas”, explica Thiago José Alexandre, secretário de administração da prefeitura de Itapema.

 

A solução também contribui para a sustentabilidade e já evitou mais de 1,5 milhão de impressões, com economia superior a R$ 150 mil. “As repartições públicas estão lotadas de softwares defasados e soterradas de papel. Para cumprir as determinações do código, será preciso haver uma profunda transformação em suas rotinas gerenciais e a tecnologia será protagonista nesta transição”, garante Jéferson de Castilhos, diretor de operações da 1DOC.

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